header top bar

section content

VÍDEO: “Quero aproximar muito o perfil da paróquia e o perfil do padre”, explica bispo de Cajazeiras

Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos revelou que a sua maneira de escolher os padres para as paróquias se baseia no encaixe dos perfis

Por Luis Fernando Mifô

12/09/2025 às 19h35 • atualizado em 12/09/2025 às 19h37

O bispo da Diocese de Cajazeiras, Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos, revelou no programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão, que a sua maneira de escolher os padres para as paróquias se baseia no encaixe dos perfis.

Segundo ele, não só as características pessoais do sacerdote, mas também o projeto pastoral e o projeto de administração devem estar o mais próximo possível do perfil da paróquia, que engloba as realidades da comunidade local, a estrutura de gestão, entre outros pontos.

“Às vezes dá certo, às vezes não dá, porque nem sempre, na urgência de uma Diocese, a gente tem condições de dizer: para aquela paróquia, é aquele perfil”, ponderou o pontífice.

“Eu quero aproximar muito o perfil da paróquia e o perfil do padre para ver se a gente consegue caminhar assim”, acrescentou.

Dom Francisco disse que ficou positivamente surpreso com paróquias bastante estruturadas, do ponto de vista da gestão, em cidades pequenas e com ‘participação bonita dos fiéis’. “Quem faz a paróquia grande é o padre”, frisou.

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: