VÍDEO: Bispo enaltece ‘milagre da educação’ de Padre Rolim e afirma que a canonização deve ser aprofundada
Dom Francisco Gabriel disse que ainda está fazendo o 'dever de casa' para conhecer mais sobre a história do Padre Rolim, que é considerado fundador de Cajazeiras e para o qual os fiéis almejam o processo de canonização pelo Vaticano
Na manhã desta sexta-feira (22), foi celebrada a missa em ação de graças pelo aniversário de 162 anos de Cajazeiras e pelos 225 anos de nascimento do padre Inácio de Souza Rolim (1800-1899). A homilia na Catedral Nossa Senhora da Piedade foi presidida pelo bispo diocesano Dom Francisco Gabriel e concelebrada por diversos padres. O evento contou com as presenças da prefeita e da vice, respectivamente, Corrinha Delfino e Christiane Araújo; do deputado estadual Júnior Araújo, além de autoridades civis e religiosas de Cajazeiras. A celebração também comemorou 34 anos de ordenação sacerdotal do padre Francivaldo do Nascimento Albuquerque.
Na TV Diário do Sertão, o bispo disse que ainda está fazendo o ‘dever de casa’ para conhecer mais sobre a história do Padre Rolim, que é considerado fundador de Cajazeiras e para o qual os fiéis esperam o desfecho do processo de canonização pelo Vaticano.
“Eu sou um aprendiz da história de Cajazeiras e também da vida, da missão e do legado de Padre Rolim. Eu também tenho que fazer o dever de casa e pesquisar um pouco para conhecer a história”, disse.
LEIA TAMBÉM:
Padre Rolim ficou marcado na história da Paraíba, principalmente pela sua missão educacional. Em Cajazeiras, fundou a primeira escola do estado. Por essa razão, Cajazeiras ficou conhecida como ‘a cidade que ensinou a Paraíba a ler’, título que se tornou oficial em 2025 através de projeto de lei do deputado Chico mendes.
Os esforços e resultados do Padre Rolim chamaram a atenção do imperador Dom Pedro II, que o chamou de “Anchieta do Norte”. Anos depois, a escola tomou proporções maiores e se tornou o Colégio Diocesano Padre Rolim, onde estudou algumas das principais figuras católicas dos séculos 19 e 20, como Padre Cícero Romão Batista.
Na Catedral Nossa Senhora da Piedade existem imponentes vitrais com as figuras do Padre Ibiapina, Padre Rolim e Frei Damião (da esquerda para direita). Padre Ibiapina e Frei Damião foram reconhecidos veneráveis durante o papado de Francisco. Padre Rolim seria o próximo.

Vitrais da Catedral Nossa Senhora da Piedade, em Cajazeiras, com imagens de Frei Damião, Padre Cícero e Padre Ibiapina (Foto: Diário do Sertão)
“A educação, de fato, é a base de uma sociedade, de um futuro justo e equilibrado em que as pessoas tenham oportunidade. Padre Rolim deixa essa marca na história de Cajazeiras, mas eu faço questão de dizer que é um sacerdote católico. É um intelectual, sem dúvida, pela intuição e pelo empreendedorismo, mas, sobretudo, é um homem de fé e de caridade”, ressalta o bispo Dom Francisco Gabriel, que defende um aprofundamento maior para a canonização do padre.
“É uma questão de aprofundar a história e buscar testemunhas. Mais que isso, é de rezar, porque para ser santo tem que fazer milagres. Sem dúvida, há muitos milagres do Padre Rolim e um deles é o milagre da educação. Não é desse milagre que eu estou falando, mas esse já é um milagre”.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.

Deixe seu comentário