header top bar

section content

VÍDEO: Empresário de Cajazeiras recorda visitas de Frei Damião à sua casa e momentos marcantes com o ‘santo’

Pela primeira vez, Chico Gomes abriu as portas da sua casa para mostrar à nossa reportagem que os utensílios usados pelo capuchinho são conservados intactos, mesmo depois de mais de três décadas

Por Luis Fernando Mifô

08/08/2025 às 18h03 • atualizado em 08/08/2025 às 18h15

O empresário cajazeirense Francisco Gomes, conhecido como Chico Gomes, recorda com alegria as últimas visitas de Frei Damião a Cajazeiras, nos anos de 1993 e 1994, no Sertão paraibano.

Pela primeira vez, ele abriu as portas de sua casa para mostrar à nossa reportagem que todos os utensílios usados pelo santo são conservados intactos até hoje, mesmo depois de mais de três décadas.

A proximidade com Frei Damião era tamanha, que eles consideravam o santo capuchinho como membro da família. “Ele chorava para vir, chorava mesmo. Os médicos e enfermeiras não deixavam, por conta da idade. Mas ele gostava muito da gente e de Cajazeiras”, recorda o empresário.

Chico Gomes confidenciou que, embora estivesse em Cajazeiras para descansar, Frei Damião descansava atendendo os fiéis.

Frei Damião celebrando aniversário na casa de Chico Gomes, em Cajazeiras (Foto: Arquivo/Chico Gomes)

Nossa reportagem conseguiu resgatar imagens raras dessa última visita de Frei Damião à Cajazeiras, quando ficou hospedado na casa da família do empresário. É impressionante que, apesar da idade avançada, o religiosa mantinha-se firme na sua missão.

“Três horas da manhã ele já se levantava, fazia as orações dele e quatro horas vinha sentar na cadeira esperar o povo se confessar”, conta Chico Gomes. “A gente não sabe nem explicar o prazer que nós tivemos com Frei Damião em casa. Por isso, a gente procurou fazer essa homenagem da praça, que a gente zela com todo carinho”, ressalta.

Chico Gomes mostra o quarto e a cama onde Frei Damião dormia (Foto: Diário do Sertão)

O carinho pelo frade também fica evidenciado na área de convivência Frei Damião, localiza no Jardim Soledade, na cidade de Cajazeiras, um local de intensa religiosidade que foi construído pelo próprio Chico Gomes e doado para a Paróquia Sagrada Família. O devoto recorda episódios marcantes que presenciou com Frei Damião.

Em 2019, o Papa Francisco reconheceu como venerável Frei Damião, passo importante para sua canonização. O frei chegou ao Brasil em 1931 e passou a morar no Recife. Pio Giannotti, seu nome de batismo, participou de “Santas Missões” durante 66 anos de vida religiosa.

Chico Gomes mostra a Comenda Frei Damião de Bozano que ele recebeu (Foto: Diário do Sertão)

Ele nasceu em Bozzano, na Itália, em 5 de novembro de 1898. Aos 13 anos, ingressou na vida religiosa, e em 1915, aos 17 anos, emitiu os primeiros votos religiosos e recebeu o nome de Damião.

Recomendado pelo Google: