header top bar

section content

VÍDEO: Com 60 anos de sacerdócio, padre cajazeirense acolhe 9º bispo da diocese e relembra história desde o 1º

Aos 86 anos, Padre Antônio Luiz fala sobre a fé e relembra a história da Diocese de Cajazeiras

Por Luiz Adriano

07/07/2025 às 17h06 • atualizado em 07/07/2025 às 17h11

Com 86 anos de idade e 60 de sacerdócio, Padre Antônio Luiz se tornou testemunha viva da história da Diocese de Cajazeiras, no Sertão paraibano. Um dos sacerdotes mais antigos em atividade, ele conheceu quase todos os bispos que passaram pela diocese e agora acolhe, com esperança, o novo bispo, Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos.

“Eu tive a honra de entregar o anel a ele, mas com muita emoção e carregado de esperança, porque a Igreja é um organismo vivo, e com Cristo à nossa frente, pastor das nossas vidas e da sua Igreja, nós vamos caminhando na esperança. Quanto ao mais, oração, e como diria Shakespeare, ‘o resto é silêncio’”, disse emocionado.

A trajetória de Padre Antônio Luiz se entrelaça com a história da diocese desde a juventude, quando ainda em João Pessoa, aos 20 anos, conheceu Dom Moisés Coelho, primeiro bispo de Cajazeiras, já idoso e recolhido. “Nós cuidávamos dele”, relembra.

Durante o governo de Dom Matias Patrício de Macêdo, atuou como vigário geral, sendo depois chanceler da Cúria no episcopado de Dom José Gonzalez Alonso. Com alegria, acompanhou o pastoreio de Dom Francisco de Sales Alencar Batista, e agora entra na caminhada com Dom Francisco de Assis Gabriel, acolhendo-o com o mesmo zelo que sempre dedicou à Igreja de Cajazeiras.

Atualmente, Padre Antônio Luiz celebra a Santa Missa no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora, no Colégio Diocesano Padre Rolim, e na Faculdade Católica da Paraíba, onde segue a missão de evangelizar e testemunhar a fé com simplicidade e constância.

Com serenidade e um olhar de esperança, Padre Antônio Luiz segue firme, lembrando que a história da Igreja é feita de continuidade e de fé: “Com Cristo à nossa frente, seguimos caminhando, porque a Igreja permanece viva.”

Padre Antonio Luiz tem 86 anos de idade e 60 de ordenação – Foto: TV Diário do Sertão

POSSE DO NOVO BISPO

Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos, de 57 anos, 9º bispo da história da Diocese de Cajazeiras, foi recepcionado por centenas de fiéis e diversas autoridades políticas e religiosas na tarde do último sábado (05), na sua chegada à cidade, para iniciar seu bispado em todo o Alto Sertão paraibano. A recepção aconteceu no Bairro dos Remédios, quando o bispo chegou em comboio vindo do município de Bom Jesus.

Natural de Esperança, no Agreste da Paraíba, Dom Francisco estava atualmente como bispo da Diocese de Campo Maior, no Piauí. Ele chega a Cajazeiras com a missão de guiar espiritualmente os católicos sertanejos e continuar o trabalho pastoral na região que corresponde a mais de 15 municípios.

Novo bispo de Cajazeiras, Dom Francisco Gabriel é recepcionado por fiéis (Foto: Diário do Sertão)

HISTÓRICO

Pertencente à Congregação do Santíssimo Redentor, onde seus membros são conhecidos como padres redentoristas, Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos foi nomeado bispo no dia 21 de junho de 2017, quando atuava como vice-provincial dos redentoristas em Recife (PE) e pároco na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Garanhuns (PE). Além disso, Dom Francisco é vice-presidente do Regional Nordeste IV desde 2019.

É formado em Filosofia pelo Instituto Teológico e Pastoral, em 1994, e em Teologia pelo Instituto Teológico São Paulo, com diploma pelo Instituto Santo Anselmo, de Roma, em 1999. Sua ordenação sacerdotal aconteceu em sua terra natal no dia 22 de julho de 2000.

Em 2010, concluiu o curso de Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, chegando a produzir programas de rádio, entre eles o “Caminho da Fé”, da Rádio Olinda (PE). Um dos pilares da Congregação Redentorista é utilizar os meios de comunicação no processo de evangelizar.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: