header top bar

section content

Em primeira visita à diocese de Cajazeiras, novo bispo conhece seminário e reza no túmulo de Dom Zacarias

A posse de Dom Francisco acontecerá no dia 5 de julho, e será um marco importante para a Diocese de Cajazeiras, que neste ano celebra seus 110 anos de criação

Por Luiz Adriano

27/05/2025 às 19h16

O novo bispo nomeado para a Diocese de Cajazeiras, Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos, realizou uma visita discreta e informal à sede diocesana, na tarde desta segunda-feira (26). A estadia rápida na Terra do Padre Rolim faz parte dos preparativos para sua posse, marcada para o dia 5 de julho.

Acompanhado do administrador diocesano, Monsenhor Agripino Ferreira de Assis, Dom Francisco celebrou a Santa Missa na Capela Episcopal e visitou o Seminário Diocesano Nossa Senhora da Assunção, onde conheceu também o museu da instituição. Em um momento simbólico, ele rezou diante do túmulo de Dom Zacarias Rolim de Moura, um dos bispos mais importantes da história da Diocese.

Ainda durante a visita, Dom Francisco foi à Igreja Catedral Nossa Senhora da Piedade, onde esteve na Capela do Santíssimo, acompanhado pelo Pe. Janilson Rolim, cura da Catedral.

Em entrevista ao programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão, o Monsenhor Agripino disse que a visita se deu em clima de retribuição à acolhida recebida anteriormente por membros da Diocese de Cajazeiras em Campo Maior (PI), de onde Dom Francisco é oriundo. Ele destacou que esse tipo de visita, antes da posse oficial, é uma prática comum dentro da Igreja Católica.

“Foi uma visita como recompensa da visita que nós fizemos lá em Campo Maior, e na oportunidade ele fez essa retribuição dessa visita aqui na sede da nossa diocese, para ver a nossa catedral, a casa do bispo e o seminário. Foi uma visita sem a presença da imprensa porque é de praxe, quando um bispo vai tomar posse em uma diocese, vem com antecedência para verificar esses espaços, até mesmo o espaço da casa onde vai residir a partir do dia 5 de julho”, explicou Monsenhor Agripino.

Em um momento simbólico, ele rezou diante do túmulo de Dom Zacarias Rolim de Moura, um dos bispos mais importantes da história da Diocese – Foto: divulgação/Diocese de Cajazeiras

A posse de Dom Francisco acontecerá no dia 5 de julho, e será um marco importante para a Diocese de Cajazeiras, que neste ano celebra seus 110 anos de criação.


Veja mais fotos da visita de Dom Francisco a Cajazeiras:

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: