EXCLUSIVO: Novo bispo de Cajazeiras fala pela primeira vez após nomeação pelo Papa: “Eis aqui vosso pastor”
Após mais de um ano, Papa Francisco nomeou oficialmente Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos como o novo bispo da Diocese de Cajazeiras para guiar espiritualmente os católicos sertanejos e continuar o trabalho pastoral na região
A Diocese de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, que em 2025 celebra o Jubileu de 110 anos de sua criação, estava vacante, sem bispo, desde 17 de fevereiro de 2024. Na manhã desta quarta-feira (9), o Papa Francisco nomeou oficialmente Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos como o novo bispo da Diocese. Natural de Esperança, cidade localizada no Agreste da Paraíba, Dom Francisco estava atualmente como bispo da Diocese de Campo Maior, no Piauí. Ele chega a Cajazeiras com a missão de guiar espiritualmente os católicos sertanejos e continuar o trabalho pastoral na região que corresponde a mais de 15 municípios.
Em uma entrevista exclusiva ao programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão, na tarde desta quarta, Dom Francisco Gabriel expressou sua alegria e emoção com a nomeação. Esta foi a primeira vez que o novo bispo se dirigiu ao povo de Cajazeiras e do Alto Sertão desde que recebeu a notícia de sua nomeação.
“De fato, para mim é uma alegria imensa pela primeira vez falar a Cajazeiras e para nossa Diocese. Escrevi uma carta ao santo padre dizendo que, em obediência à filial e movido pela esperança, que é meu brasão e também o lema da minha vida – ‘Alegres na esperança’ -, eu disse ‘sim’ à missão de viver agora o meu pastoreio, viver a minha missão episcopal no Sertão paraibano, sob a intercessão de Nossa Senhora da Piedade.”
LEIA TAMBÉM:
Ao ser questionado sobre como prefere ser chamado, Dom Francisco se identificou fortemente com São Francisco de Assis, o santo que, em 2025, celebra 800 anos de seu Cântico das Criaturas. “Quero ser chamado de Dom Francisco. Minha identificação maior é com Francisco de Assis, o santo, o pobre santo de Assis. Então, para todos os diocesanos, eis aqui o vosso pastor. Eu sou Dom Francisco”, explicou.
Recepção da nomeação e expectativas para o futuro
Dom Francisco revelou que a notícia de sua nomeação chegou por meio de videoconferência com o Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giambattista Diquattro, no dia 28 de março. A surpresa foi grande, pois ele não esperava ser transferido da Diocese de Campo Maior para Cajazeiras.
“Primeiramente, foi um grande susto, pois não se está preparado para deixar uma Diocese e abraçar uma nova missão. Mas, ao mesmo tempo, meu coração se alegrou, pois a Paraíba é minha terra, meu chão”, contou o líder católico.
Ele também aproveitou para expressar sua gratidão ao administrador diocesano de Cajazeiras, Monsenhor Agripino Ferreira, e aos membros da Diocese, mencionando o desejo de que sua posse seja realizada antes do Jubileu de 110 anos, celebrado no dia 29 de junho. “Eu gostaria de já ter tomado posse para presidir a missa de celebração”, comentou.
Expectativa para conhecer o povo de Cajazeiras
Ao falar sobre suas expectativas para a chegada à Diocese de Cajazeiras, Dom Francisco não escondeu a ansiedade em conhecer as pessoas que fazem parte da comunidade.
“Meu coração está ansioso para conhecer o povo, as crianças, os jovens, os homens, as mulheres, os pais, mães, avós e avôs. Quero me encontrar com todos e, especialmente, com os presbíteros e seminaristas da Diocese. É assim que a proximidade vai nos ajudando a abrir o coração para conhecer, amar e servir”, declarou.

Dom Francisco de Assis Gabriel recebendo as bênçaos do Papa Francisco no Vaticano (Foto: Arquivo Pessoal)
Informações Biográficas
Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos nasceu em Esperança, na Paraíba, no dia 5 de fevereiro de 1968. Formado em Filosofia e Teologia, ele foi ordenado sacerdote em sua cidade natal, no dia 22 de julho de 2000. Em 2017, foi nomeado bispo da Diocese de Campo Maior, no Piauí, pelo Papa Francisco. Além disso, desde 2019, Dom Francisco exerce a função de vice-presidente do Regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Agora, com a nomeação para a Diocese de Cajazeiras, Dom Francisco retorna à sua terra natal para cumprir uma missão pastoral de grande importância. Ele expressou sua disposição para servir com amor e dedicação ao povo do Sertão paraibano, buscando sempre a paz e a esperança que norteiam sua vida.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário