header top bar

Quarta-feira 16/abr 15:58h

section content

VÍDEO: Monsenhor comemora nomeação do novo bispo da diocese de Cajazeiras e planeja data de posse

O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira (09), dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos como novo bispo da diocese de Cajazeiras, na Paraíba

Por Luiz Adriano

09/04/2025 às 10h50 • atualizado em 09/04/2025 às 10h58

Na manhã desta quarta-feira (9), o monsenhor Agripino falou sobre a nomeação do novo bispo para a Diocese de Cajazeiras, anunciada pelo Papa Francisco. O religioso fez menção de que supostamente a data da posse de dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos, poderá ser em junho.

“Nós estamos dialogando, conversando com ele e discutindo sobre o encerramento do nosso jubileu que será dia 29 de junho, e a chegada dele à nossa diocese. Estamos sempre em contato, dialogando para definir esta data e posteriormente, divulgaremos”, disse o monsenhor.

Ao Diário do Sertão, ele falou da alegria em poder anunciar a chegada do novo bispo. “Hoje anunciamos a chegada do novo bispo para nossa diocese. Ficamos felizes, com dom Francisco Gabriel, e ele irá compor a história da nossa diocese como o 9º bispo. A nossa diocese celebrando 110 anos de criação e 111 anos de instalação com a chegada do novo bispo”, destacou.

O monsenhor também agradeceu aos diocesanos pelas orações e citou a experiência de liderança do novo bispo que retorna à sua terra natal, a Paraíba.

“Já em experiência com o episcopado, oito anos de episcopado e bastante jovem ainda, 57 anos de vida. A todos os diocesanos nós queremos agradecer as orações e continuar rezando para que ele possa continuar o seu pastoreio não mais em terras piauienses, mas em terras paraibanas. A Dom Francisco Gabriel seja bem vindo à nossa diocese!”, disse o sacerdote.

Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos. Foto: Diocese de Campo Maior

NOMEAÇÃO

O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira (09), dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos como novo bispo da diocese de Cajazeiras, na Paraíba. Atualmente, dom Francisco está à frente do governo pastoral da diocese de Campo Maior, no Piauí, e é o vice-presidente do Regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE 4).

Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos retornará ao seu estado natal com a nova missão. Ele é paraibano, natural da cidade de Esperança.

A Diocese de Cajazeiras que neste ano celebra o Jubileu de 110 anos de criação estava vacante desde 17 de fevereiro de 2024. Desde a transferência de Dom Francisco de Sales para a Diocese de Mossoró-RN, a Diocese de Cajazeiras ficou sem bispo. A partir desta realidade, o Colégio de Consultores, composto por padres diocesanos, elegeu o Monsenhor Agripino como administrador enquanto aguardava a escolha do Papa Francisco através da Nunciatura Apóstolica do Brasil do 9º pastor diocesano.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: