header top bar

section content

VÍDEO: Em parceria com fábrica, jovem desenvolve imagem do Padre Rolim, o ‘santo de Cajazeiras’

Com auxílio da tecnologia computadorizada e muita pesquisa histórica, Cristóvão Maciel projetou a primeira imagem do Padre Inácio de Sousa Rolim para a prática da devoção dos católicos de Cajazeiras

Por Luis Fernando Mifô

07/11/2024 às 19h23

Com auxílio da tecnologia computadorizada e muita pesquisa histórica, o jovem empreendedor Cristóvão Maciel desenvolveu a primeira imagem do Padre Inácio de Sousa Rolim para a prática da devoção dos fiéis católicos na região de Cajazeiras, no Sertão paraibano.

Sacerdote com vocação para a educação, Padre Rolim é visto como a figura histórica mais importante de Cajazeiras. Para se ter uma ideia, o lendário Padre Cícero Romão Batista, de Juazeiro do Norte (CE), foi uma das personalidades da época que veio estudar no colégio salesiano fundado pelo cajazeirense no início do século XIX.

O título oficial de “cidade que ensinou a Paraíba a ler”, proposto pelo deputado estadual Chico Mendes em 2023, aprovado na Assembleia Legislativa e sancionado pelo governador João Azevêdo, advém exatamente do papel fundamental que Padre Rolim exerceu na educação paraibana.

Mas sua tragetória não se resume apenas a esse aspecto. Existem também relatos de possíveis milagres atribuídos ao sacerdote, e com isso a Diocese de Cajazeiras vem tentando sua canonização junto ao Vaticano para torná-lo santo. Contudo, o processo não tem avançado tanto.

Cristóvão Maciel acredita que a chance de canonização de uma figura católica passa também pelo nível de devoção popular, tal qual ocorre com Padre Cícero em Juazeiro, e isso precisa se intensificar muito mais na relação entre os cajazeirenses e o Padre Rolim. Por essa razão, o jovem decidiu fabricar a imagem.

Imagem do Padre Rolim desenvolvida por Cristóvão Maciel (Foto: Fernanda Layse/Diário do Sertão)

O primeiro a receber uma réplica foi o ex-bispo Dom Francisco de Sales na sua missa de despedida. Desde então, aumentou o interesse dos fiéis em adquirir uma imagem do ‘santo’ cajazeirense. “Essa imagem é um dos pequenos passos que nós podemos dar para aumentar o conhecimento do Padre Rolim e da nossa cidade”, frisou Cristóvão.

Tendo como referência algumas poucas ilustrações que retratam Padre Rolim, a imagem de 30 centímetros de altura foi modelada e impressa em impressora 3D. O padre está vestido com uma batina da época; na mão esquerda segura um chapéu conhecido como capelo e na mão direita tem uma Bíblia e um terço. Na base, há um cacto, os dois livros publicados por ele e as duas condecorações dadas pelo imperador Dom Pedro II, que o chamou de “Anchieta do Nordeste”.

“Nós necessitamos ver para desenvolver no nosso intelecto o conhecimento. Então, a imagem do Padre Rolim faz com que nós possamos ter em nossas casas, em nossas escolas, em nossas famílias um pouco da história de Cajazeiras. Como nós vimos através dessa simbologia, a imagem transmite a própria história. A gente olha para os símbolos que estão na imagem e podemos conhecer a história de Cajazeiras”, explica Cristóvão.

Cristóvão Maciel entregou imagem do Padre Rolim para o ex-bispo Dom Francisco (Foto: Arquivo Pessoal)

Imagem, devoção e canonização

Cristóvão Maciel ressalta que o primeiro passo para tornar Padre Rolim santo é fazê-lo ser mais conhecido pelas massas e consequentemente aumentar a devoção popular em torno dele.

“Não adianta a gente querer que a Diocese desenvolva esse processo sem que, antes disso, nós da sociedade cajazeirense possamos construir essa devoção e trazer para nossas famílias. Então, essa imagem proporciona um pouco disso. E há muitas outras coisas que a nossa cidade pode fazer para que essa devoção cresça e assim, um dia quem sabe, Padre Rolim seja reconhecido como santo pela igreja”, avalia o jovem.

Como adquirir

Os fiéis que desejarem adquirir uma réplica da imagem de Padre Rolim pode solicitar através do Instagram da loja virtual Dominus Produtos Católicos (@dominusprodutoscatolicos) ou fazer o pedido pelo Whatsapp (83) 99410-9316. São poucas unidades para pronta entrega, mas o interessado pode fazer encomenda.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: