header top bar

section content

VÍDEO: Instituto Jesus Missionário dos Pobres realiza sua 1ª cavalgada no dia do nascimento do padre Rolim

O destino dos participantes será o sítio Serrote (antiga Serraria), onde padre Inácio de Sousa Rolim instalou sua primeira escola de alfabetização

Por Luis Fernando Mifô

06/08/2024 às 15h44 • atualizado em 06/08/2024 às 15h54

Em 2024, as celebrações em alusão aos 224 anos de nascimento do padre Inácio de Sousa Rolim em Cajazeiras, no Sertão do estado, contarão com uma novidade, a 1ª Cavalgada Padre Rolim, realizada pelo Instituto Jesus Missionário dos Pobres. O evento vai acontecer no dia 22 de agosto, data de nascimento do sacerdote que era filho dos fundadores do município e um dos maiores educadores do Nordeste.

A partir das 7:00, vaqueiros e vaqueiras e admiradores de cavalgada irão se concentrar em frente ao Instituto Jesus Missionário dos Pobres, ao lado do Colégio Diocezado Padre Rolim, para saírem juntos.

O destino dos participantes será o sítio Serrote (antiga Serraria), onde padre Rolim instalou sua primeira escola de alfabetização. Lá será celebrada uma missa em memória do homenageado.

Padre Inácio de Sousa Rolim era filho de Vital de Souza Rolim e Ana Francisca de Albuquerque, fundadores do município de Cajazeiras. Já ordenado padre, ele fundou a primeira escola no sítio Serrote, ainda no século XIX, ajudando a impulsionar o desenvolvimento da região.

Em 1829, deu início às atividades da escolinha da Serraria em uma casa pequena e precária que abrigava meia dúzia de estudantes. Só em 1836, quando percebeu a repercussão da sua obra educacional nos sertões nordestinos, mudou a escola para um prédio de alvenaria que, embora ainda pequeno, servia melhor às atividades de ensino.

Busto do padre Rolim em Cajazeiras

Em 1843, a atuação de padre Rolim já repercutia também nas províncias de Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco, levando-o a transformar seu estabelecimento de ensino em colégio de instrução secundária. Era o primeiro colégio da Paraíba. Esse fato histórico fez Cajazeiras ficar conhecida como “a cidade que ensinou a Paraíba a ler”. Mais tarde, aquela unidade de ensino se tornaria o Colégio Diocezado Padre Rolim, que teve diversos alunos ilustres, entre os quais o padre Cícero Romão Batista, de Juazeiro do Norte-CE.

Padre Rolim faleceu às 20:00 do dia 16 de setembro de 1899, vitimado por uma astenia cardíaca senil. O corpo só foi sepultado no dia 18, no interior da então Matriz de Nossa Senhora da Piedade (atual Matriz de Nossa Senhora de Fátima), em local exato incerto até hoje.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: