header top bar

section content

VÍDEO: Câmara dos Deputados aprova Moção de Aplausos para o Monsenhor Gervásio por serviço pastoral e social

Em junho deste ano, o Monsenhor Gervásio Fernandes de Queiroga celebrou seu aniversário de 90 anos com diversas homenagens e celebrações

Por José Dias Neto

11/07/2024 às 15h57

Atendendo uma propositura do deputado federal Luis Couto (PT), a Câmara dos Deputados aprovou uma Moção de Aplausos e Reconhecimento ao Monsenhor Gervásio Fernandes de Queiroga, pelo seu trabalho em prol das famílias em situação de vulnerabilidade social em Cajazeiras.

”O objetivo do presente Requerimento é manifestar o sincero reconhecimento pelo trabalho essencial realizado pelo Monsenhor Gervásio Fernandes, e pelo seu aniversário de 90 anos. Esta Câmara Federal expressa a sua mais sincera e calorosa moção de aplausos ao ilustre Monsenhor Gervásio Fernandes de Queiroga, por sua inestimável contribuição à nossas comunidades e pela dedicação incansável ao serviço pastoral e social”, diz documento que o Diário do Sertão teve acesso.

O deputado Luis Couto ressalta que o ”Monsenhor Gervásio Fernandes de Queiroga é uma figura de notável relevância em nossa Paraíba, cuja trajetória de vida e ministério pastoral refletem um compromisso profundo com a fé, a justiça e o bem-estar do próximo. Seu trabalho incansável à frente do Instituto Jesus Missionário dos Pobres, raiz da Sociedade Missionária para a Evangelização dos Pobres, fruto de seu incansável coração missionário, não só fortaleceu os laços de nossa comunidade paraibana, mas também inspirou muitos a seguir caminhos de bondade, caridade e espiritualidade”.

Padre Gervásio Fernandes de Queiroga celebra 90 anos. Foto: José Dias Neto | Diário do Sertão

CELEBRAÇÕES DOS 90 ANOS

Em junho deste ano, as comemorações pelo aniversário de 90 anos do Monsenhor Gervásio Fernandes de Queiroga foram marcadas por homenagens e a celebração da Santa Missa, na capela do Instituto Jesus Missionário dos Pobres, presidida pelo arcebispo emérito na Arquidiocese de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, e concelebrada pelo padre Agripino Ferreira, administrador da Diocese de Cajazeiras, além de muitos outros padres que foram abraçar o aniversariante pessoalmente.

Antes da celebração foi inaugurado um monumento em honra à Nossa Senhora, em frente a sede do Instituto fundado pelo Padre Gervásio e exposta ao público uma placa comemorativa pelos seus 90 anos de vida.

Padre Gervásio Fernandes de Queiroga celebra 90 anos. Foto: José Dias Neto | Diário do Sertão

TRAJETÓRIA

Ao longo dos anos, Monsenhor Gervásio tem se destacado por seu empenho em causas sociais, sempre presente e atuante em iniciativas que visam à melhoria da qualidade de vida dos mais necessitados. Seu papel como líder espiritual vai além das missas e sacramentos, estendendo-se a um verdadeiro pastoreio, onde o cuidado, a escuta e a orientação são suas marcas registradas.

Além disso, sua capacidade de unir pessoas em torno de objetivos comuns, promovendo a paz e a harmonia, é digna de todos os elogios. Sua visão de uma comunidade mais justa e fraterna tem sido um farol que guia muitas de nossas ações coletivas.

O Monsenhor Gervásio Fernandes de Queiroga bateu de frente, em Cajazeiras, com forças influentes, poderosas, alinhadas com o stablishment derivado do golpe militar de 1964. Dono de uma visão crítica que o torna inconformista permanente, Monsenhor Gervásio foi secretário particular de Dom Zacarias Rolim de Moura.

Prestou relevantes serviços a Diocese de Cajazeiras. Foi professor fundador da Faculdade de Filosofia de Cajazeiras (FAFIC), vigário de diversas paróquias, principalmente da Catedral de Nossa Senhora da Piedade, entre 27 de junho de 1976 a 6 de setembro de 1979, tendo-a recebido das mãos do Monsenhor Luís Gualberto de Andrade e a entregue ao Padre Antonio Luís do Nascimento. Enquanto vigário da Catedral realizou, as famosas “Festas da Amizade”, nas celebrações em honra a Nossa Senhora da Piedade, quando conseguiu reunir e resgatar a tradição da Festa da Padroeira.

Em reconhecimento a esses feitos e ao impacto positivo que sua presença e atuação têm sobre todos nós, esta Casa Legislativa manifesta sua profunda gratidão e admiração. Que Monsenhor Gervásio Fernandes de Queiroga continue a nos abençoar com sua sabedoria, liderança e amor incondicional, sendo sempre um exemplo de fé e dedicação a ser seguido.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: