header top bar

section content

VÍDEO: Cajazeiras, Conceição, Itaporanga e Sousa confirmam feriado de Corpus Christi; veja os detalhes

No Brasil, a data da celebração religiosa de Corpus Christi não é feriado nacional, mas sim ponto facultativo. Sendo assim, os municípios é que decidem, por lei ou decreto, se será feriado municipal

Por Luis Fernando Mifô

28/05/2024 às 16h19 • atualizado em 28/05/2024 às 16h25

Os municípios de Cajazeiras, Conceição, Itaporanga e Sousa, todos no Sertão do estado, já confirmaram que haverá feriado de Corpus Christi na próxima quinta-feira, dia 30 de maio. Algumas cidades terão feriado por meio de decreto, outras por lei municipal já instituída.

EM CAJAZEIRAS, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Alexandre Costa, lembrou que, com Corpus Christi, o município já esgotou a cota de cinco feriados municipais por ano, conforme estabelece a Legislação do País. Portanto, não haverá feriado de São Pedro em 2024 em Cajazeiras.

EM CONCEIÇÃO, a Igreja Católica já divulgou a programação do feriado de Corpus Christi. Às 17h haverá celebração eucarística, seguida de procissão pelas ruas. A primeira bênção será nas proximidades da Praça Padre Cicero. A segunda, proximo à Cadeia Pública. A terceira, na Igreja Matriz

EM ITAPORANGA, o feriado de Corpus Christi é estabelecido por meio da Lei Municipal nº 925/2016. Essa mesma lei instituía seis feriados religiosos na municipalidade, mas o Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba declarou inconstitucionais os incisos II e III do artigo 1º. Contudo, o feriado de Corpus Christi é mantido.

EM SOUSA, a gestão municipal fez uma permuta do feriado de São Pedro (29 de junho) para o dia de Corpus Christi. As empresas que quiserem abrir, devem enviar formulário ao Sindicato dos Comerciários de Sousa e Região com os nomes dos funcioários convovados para trabalhar; precisam pagar R$ 60,00 (sessenta reais) por funcionário e liberar um dia de folga dentro do prazo de 30 dias após o feriado.

NAS REPARTIÇÕES PÚBLICAS ESTADUAIS, o expediente será facultativo, voltando ao normal na sexta-feira (31). A determinação está em uma portaria publicada pela Secretaria de Estado da Administração no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (28).

NO BRASIL, a celebração religiosa de Corpus Christi não é feriado nacional, mas ponto facultativo. Sendo assim, os municípios é que decidem, por lei ou decreto, se será feriado municipal.

O que se celebra nesta data?

Corpus Christi (corpo de Cristo em latim) é celebrado pela Igreja Católica sempre 60 dias depois do domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. Na tradição católica, esta quinta-feira é considerada o dia no qual Jesus Cristo instituiu o sacramento da Eucaristia. De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), “é uma festa que celebra a presença real de Cristo na Eucaristia” através do pão e do vinho.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: