header top bar

section content

VÍDEO: Tropeiros que saíram do Rio Grande do Norte para Juazeiro (CE) recebem apoio e bênçãos em Cajazeiras

A chegada na terra de padre Cícero está prevista para o dia 14 de maio. O grupo passaou pela cidade de Cajazeiras e foi recepcionado pelo empresário Emmanuel Messias e amigos

Por Jocivan Pinheiro

10/05/2023 às 19h14 • atualizado em 10/05/2023 às 20h09

Um grupo de cavaleiros denominado Matutos e Tropeiros, da cidade de Tenente Laurentino Cruz, no Rio Grande do Norte, está fazendo, pela oitava vez, uma romaria a cavalo até a cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará, para recordar e homenagear seus antepassados que fizeram o mesmo trajeto a muito tempos atrás.

São 9 amigos que saíram de Tenente Laurentino Cruz no dia 30 de abril e vão fazendo paradas em comunidades que acolhem o grupo oferecendo comida, água, descanso e aparato aos animais para seguirem viagem no dia seguinte.

A chegada na terra de padre Cícero está prevista para dia 14 de maio. O grupo passou pela cidade de Cajazeiras e foi recepcionado pelo empresário Emmanuel Messias e amigos.

“Vocês representam uma força muito grande, porque não é fácil essa caminhada que vocês vêm fazendo, esse ritmo de compromisso, em romaria. Isso nos deixa uma satisfação e um grande compromisso de, cada vez, poder fazer parte dessa história”, destacou Messias.


VEJA TAMBÉM: Cavalgada de Marimbas, em Cachoeira dos Índios, mantém a força da tradição


O tropeiro Titico de Zé Vicente, o mais velho da turma, conta que seu avô fez esse percurso dez vezes, mas a pé. “Muitas pessoas nos perguntam se é promessa. Não é promessa, mas sim um compromisso que nós firmamos de fazer essa viagem. É gratificante porque a recepção que esses nossos amigos nos dão fica marcada para o resto de nossas vidas”.

Padre Francivaldo Albuquerque deu a benção aos cavaleiros antes da partida rumo a Cachoeira dos Índios, ainda no Sertão da Paraíba, e depois Monte Alegre, já no estado Ceará.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: