header top bar

section content

VÍDEO: Padre cajazeirense que reside em Portugal fala sobre trajetória e lembra Frei Damião como exemplo

O Padre iniciou sua caminhada vocacional na Diocese de Cajazeiras e foi enviado pelo Instituto Missio Christi para Europa.

Por Luiz Adriano

02/12/2020 às 17h14 • atualizado em 03/12/2020 às 15h18

O padre Joanees Oliveira, natural de Cajazeiras, concedeu uma entrevista ao Programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão na edição desta terça-feira (01). O religioso que hoje exerce o sacerdócio em Portugal, iniciou sua caminhada vocacional na Diocese de Cajazeiras, porém decidiu ingressar no Instituto Missio Christi, a qual designa os padres para onde houver necessidade.
Atualmente, com mais de 10 anos de padre, ele reside no Seminário São José, por sua opção, local em que tem mais tempo para dedicar-se aos estudos e conviver com padres idosos que estão aposentados e residem no seminário.

O sertanejo contou detalhes de sua caminhada vocacional e ressaltou os testemunhos de Padre Cícero e Frei Damião no Nordeste brasileiro.
Frei Damião, nasceu na Itália mas optou por servir a missão no nordeste do Brasil desde a década de 30 até seus últimos dias de vida. Joanees fez o caminho inverso de Frei Damião, nasceu no nordeste e foi servir na Europa. Ele disse que chegou a participar da última missão que o frade capuchinho realizou em Cajazeiras, mas disse que se espelha nele para exercer o seu sacerdócio. “Esta coragem que Frei Damião teve e outros tiveram de se lançar nas missões, é de fato algo que serve de modelo. Frei Damião é uma referência que vencendo a distância, que vencendo a limitação da língua, mas conseguiu primeiro captar a alma do povo nordestino, a alma do sertanejo, e falava uma linguagem que tocava o coração do povo” disse o padre cajazeirense.

VEJA TAMBÉM

VÍDEO: Missionária da comunidade Boa Nova comemora três anos da casa de acolhimento em Cajazeiras

Padre Joanees Oliveira também ressaltou as devoções marianas em Portugal e no Brasil. Ele reforçou que Portugal é um país mariano. O padre disse que alguns brasileiros pensam que a padroeira de Portugal é nossa Senhora de Fátima, mas ele lembrou que é Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa.

O padre Joanees falou sobre o Papa Francisco e disse que ele tem sido um grande líder, que testemunha a fé através de gestos concretos. “O papa Francisco até agora vem falando tudo o que a igreja sempre disse, a informalidade do Papa de falar uma linguagem que nós entendemos, uma linguagem muito acessível de mostrar realmente que Deus é simples, de que a gente não precisa está inventando coisas a mais, mas de forma simples e recordando que Deus é misericórdia, que Deus é amor …” pontuou.

O padre cajazeirense agradeceu o carinho da Diocese de Cajazeiras e dos sacerdotes e perguntado sobre a possibilidade de um dia vir para sua Diocese de origem, ele disse que entrega nas mãos de Deus.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: