header top bar

section content

Sem presença de fiéis, corpo do arcebispo Dom Aldo Pagotto é sepultado em mausoléu em Fortaleza-CE

A cerimônia, rápida e sem público, seguiu as determinações das autoridades públicas sanitárias e de saúde, após o exame atestar como positivo para Covid-19

Por José Dias Neto

16/04/2020 às 11h35 • atualizado em 16/04/2020 às 11h37

Corpo de Dom Aldo foi velado e sepultado em igreja em Fortaleza-CE

O corpo do arcebispo emérito da Arquidiocese da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, foi sepultado no final do desta quarta-feira (15), no Mausoléu dos religiosos sacramentinos no Santuário de São Benedito em Fortaleza-Ce.

A cerimônia, rápida e sem público, seguiu as determinações das autoridades públicas sanitárias e de saúde, após o exame atestar como positivo para Covid-19.

Participaram do rito de exéquias: Dom Rosalvo, bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza, além de padres da Congregação do Santíssimo Sacramento.

Em nota os religiosos da Ordem dos Sacramentinos exaltaram a importância de Dom Aldo di Cillo Pagotto na evangelização.

Corpo de Dom Aldo foi velado e sepultado em igreja em Fortaleza-CE

Dom Aldo foi uma presença extremamente marcante e eucarística no Santuário Arquidiocesano de Adoração – Igreja São Benedito e Nossa Senhora do Patrocínio, primeiro como pároco, em 1996, e nos últimos anos como intenso colaborador junto aos nossos outros Religiosos Sacramentinos.

VEJA MAIS: 

VÍDEO: Arcebispo Emérito da Paraíba morre após ter sido internado com suspeitas de coronavírus

Arcebispo emérito da Paraíba é internado na UTI de hospital de Fortaleza-CE com sintomas da Covid-19

Corpo de Dom Aldo foi velado e sepultado em igreja em Fortaleza-CE

Com seu jeito carismático conquistou a todos e teve na sua expressiva eloquência um jeito especial de cativar os nossos paroquianos. Incansavelmente procurava atender a todos que o procuravam, sobretudo tinha muito zelo pelas confissões e direções espirituais. Presidia as celebrações com tanto amor, que conseguíamos todos sentir a presença do próprio Cristo, especialmente quando proferia suas homilias, muito mais catequéticas do que sermões.

Corpo de Dom Aldo foi sepultado em mausoléu em Fortaleza-CE

Quantas vezes fez questão de ir sozinho, a pé, cruzando o centro da cidade para presidir a Santa Missa na Igreja do Patrocínio. Acompanhou com tanto amor nossas pastorais e movimentos, para citar somente alguns, o Encontro dos Casais com Cristo, a Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral Familiar, Catequese e tantas outras. Ele era um homem de profunda fé e oração. Todos nós somos testemunhas do seu amor a Igreja e ao seu ministério. Sentiremos tanto sua falta, mas todos os seus ensinamentos e seu jeito eucarístico de ser ficará marcado em nossas vidas.

Cerimônia de despedida à Dom Aldo Pagotto aconteceu em Fortaleza no Ceará

TRAJETÓRIA ECLESIAL DE DOM ALDO DI CILLO PAGOTO

Dom Aldo foi ordenado bispo no dia 31 de outubro de 1997, por Dom Cláudio Hummes, então Arcebispo de Fortaleza.

Logo ordenado bispo, sucedeu a Dom Walfrido Teixeira em Sobral, no interior norte do Ceará entre 18 de março de 1998 e 5 de maio de 2004. Como bispo, foi encarregado da Dimensão Ecumênica no Regional NE 1; Comissão Pastoral da Seca no NE 1. Em 2000, foi eleito Presidente do Regional NE 1 CNBB. Foi também Presidente da Comissão Episcopal Serviço, Caridade, Justiça e Paz (2003-2007).

Em 5 de maio de 2004 foi nomeado arcebispo da Arquidiocese da Paraíba, em substituição a Dom Marcelo Carvalheira. Próximo das correntes vinculadas à Renovação Carismática Católica, ele define sua ação pastoral como um esforço para o resgate da família e da parceria entre a Igreja e o estado na busca de políticas públicas que promovam o bem estar da população, através de ações que considera distantes de tendências ideológicas.

Dom Aldo também foi presidente do Conselho Diretor da Pastoral da Criança.

Em 06 de junho de 2016, o Papa Francisco aceitou seu pedido de renúncia ao cargo de Arcebispo da Paraíba depois de uma série de denúncias.

CEARÁ 1

Recomendado pelo Google: