header top bar

section content

VÍDEO: Frei mostra o processo artesanal de círios pascais feitos em Cajazeiras para igrejas do Nordeste

A vela especial é símbolo da liturgia católica, por isso a TV Diário do Sertão foi ao Instituto Jesus Missionário dos Pobres para conhecer o trabalho do frei João Batista

Por Jocivan Pinheiro

12/03/2019 às 14h58 • atualizado em 12/03/2019 às 15h01

Ele está presente em um local de grande destaque na igreja, o altar. De tamanhos variados e geralmente gravados com as letras gregas Alfa (Α α) e Ômega (Ω ω), que remetem ao princípio e o fim, a vela chamada de círio pascal é um símbolo essencial para a liturgia católica, por isso a TV Diário do Sertão foi ao Instituto Jesus Missionário dos Pobres, em Cajazeiras, para conhecer o trabalho artesanal do frei João Batista, que confecciona dezenas de círios para igrejas do Ceará e da Paraíba.

“O significado é a luz de Cristo. A vela que é acesa na noite do sábado simboliza o Cristo ressuscitado, que é aceso por cinquenta dias após o início da Páscoa até Pentecostes”, explica o frei João Batista.

Além das letras gregas Alfa (Α α) e Ômega (Ω ω), outros símbolos e informações podem ser gravados no círio pascal. Isso vai depender dos pedidos feitos pelas diferentes igrejas que encomendam as velas. Mas, segundo o frei, a imagem de uma cruz e o ano vigente devem estar em todas elas.

VEJA TAMBÉM: Apesar de diferenças com sua ‘tradição espiritual’, bispo da Diocese de Cajazeiras garante apoio à Renovação Carismática

Frei João Batista confecciona círios pascais em Cajazeiras

No ateliê do frei João Batista, a fabricação de círios para a Páscoa deste ano tem sido intensa e os tamanhos são bastante variados: “Aquele que tem bom zelo pela liturgia, vai mandar fazer um círio adequado para sua comunidade. Noventa por cento das paróquias são círios de um metro e de oitenta centímetros”.

Frei João Batista começou a confeccionar círios para a Páscoa há pouco mais de sete anos, por necessidade. Mas para ele, o principal objetivo é valorizar a liturgia e não apenas obter lucro: “Aqui não é um comércio, aqui é por amor, por zelo à liturgia”, reassalta.

O telefone de contato para quem quiser encomendar círios pascais é (83) 3531-2504.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: