VÍDEO: Há 26 anos morria um dos maiores líderes de Cajazeiras; conheça seu legado na religião e educação
Com marcante participação na missão religiosa, na educação e até na política, os feitos de Dom Zacarias são sempre lembrados nas datas de seu nascimento e morte
No dia 05 de abril de 1992, falecia em Umari, no Ceará, o líder religioso Dom Zacarias Rolim de Moura, um dos bispos mais atuantes na história da Diocese de Cajazeiras-PB. Com marcante participação na missão religiosa, na educação e até na política, os feitos de Dom Zacarias são sempre lembrados nas datas de seu nascimento e morte.
Nascido em uma fazenda no município de Umari-CE, Dom Zacarias concluiu seus estudos eclesiásticos no Seminário da Prainha, em Fortaleza, e foi ordenado padre no dia 8 de dezembro de 1937. Como padre, sua primeira paróquia foi na cidade de Patos-PB, onde permaneceu no período de 1945 a 1953. Neste ano, foi nomeado bispo de Cajazeiras e na Catedral Nossa Senhora da Piedade tomou posse em uma celebração histórica no dia 26 de julho.
VEJA TAMBÉM: Igreja celebra 18 anos de Evangelho e ações sociais em bairros pobres de Cajazeiras
O bispado de Dom Zacarias Rolim de Moura teve participação direta na construção de algumas das principais escolas da cidade, como o Diocesano, o Nossa Senhora de Lourdes e o Monte Carmelo, e também na primeira faculdade da cidade, a FAFIC, que depois desencadearia uma onda de implantações de outras instituições de ensino superior. O Seminário Diocesano foi construído durante sua gestão e até hoje é referência no Nordeste.
Dom Zacarias permaneceu à frente da Diocese de Cajazeiras por mais de 37 anos. Faleceu na mesma casa em que nasceu, mas seus feitos permanecem vivos.
No Seminário Nossa Senhora da Assunção, em Cajazeiras, existe um memorial que preserva utensílios sacros utilizados por ele, além de objetos pessoais que remontam a trajetória de vida deste que, para muitos, foi um dos maiores líderes de Cajazeiras.
Galeria
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário