Primeiro debate entre candidatos ao governo do Estado é marcado por troca de acusações
Foram trazidos à tona temas como reajuste dos servidores públicos, segurança pública, pobreza, dentre outros.
Na noite desta quinta-feira (14), foi realizado, pela TV Clube, o primeiro debate com os dois candidatos ao governo do Estado da Paraíba no segundo turno.
Durante cinco blocos os eleitores puderam conhecer suas propostas e avaliar a postura no confronto direto.
No primeiro bloco, os candidatos José Maranhão (PMDB) e Ricardo Coutinho (PSB) fizeram apresentação inicial e responderam a perguntas dos jornalistas, o outro candidato comentou a resposta com direito a tréplica do primeiro candidato. Os temas foram livres e cada candidato foi perguntado duas vezes.
Foram trazidos à tona temas como reajuste dos servidores públicos, segurança pública, combate às drogas, educação, mortalidade infantil e pobreza.
Moído
A polêmica envolvendo a proposta do governador e candidato a reeleição, José Maranhão (PMDB), que prometeu um reajuste nos moldes da PEC 300 para policiais civis, militares, agentes penitenciários e bombeiros da ativa ou aposentados, pautou o primeiro embate mais duro entre o peemedebista e seu adversário, Ricardo Coutinho (PSB).
No segundo bloco, os candidatos responderam a perguntas da população e o outro candidato comentou a resposta com direito a tréplica do primeiro candidato. As perguntas foram enviadas por e-mail, foram escolhidas dez e sorteadas quatro, duas para cada candidato.
Ataque
Apesar do acirramento da disputa dos candidatos ao governo do estado, o clima no segundo bloco do debate foi tranquilo, sem agressões e basicamente propositivo. Quem partiu para o ataque mais vezes, apesar de ter vencido no primeiro turno, foi o candidato Ricardo Coutinho, que fez várias críticas a gestão do governador José Maranhão.
Candidato pergunta para candidato, assim foi iniciada a troca de acusações no terceiro bloco. A religião foi o primeiro tema tratado pelos candidatos neste bloco e o embate se tornou mais ofensivo. José Maranhão questionou as alianças feitas por Ricardo Coutinho, chegando a perguntar em quem o candidato socialista votou para governador em 2006.
De novo
Ricardo retomou o assunto da PEC 300 e perguntou qual o impacto da sua implantação na folha dos servidores, Maranhão reafirmou que paga “religiosamente” seus servidores e que a implantação é viável. Ao debaterem sobre as cirurgias cardíacas, Maranhão acusou a prefeitura de não liberar o credenciamento do Arlinda Marques.
O clima continuou tenso no quarto bloco. As regras eram as mesmas, candidato pergunta para candidato.
Ofensa
Temas centrais foram obras e infraestrutura. Ricardo assumiu a postura ofensiva e perguntou sobre seus projetos do metrô de superfície, porto de águas profundas, viaduto do Geisel e binário de Bayuex. Maranhão citou obras – com o Hospital de Trauma e Urgência de Campina Grande – e explicou que executou obra do PAC e que vai construir a via Jaguaribe.
No último bloco os candidatos apresentaram suas considerações finais. Ambos fizeram apelos aos eleitores e agradeceram aos votos recebidos no primeiro turno. José Maranhão ressaltou ainda as iregularidades encontradas no comitê de Ricardo Coutinho.
Parceria
Os internautas do Sertão poderam acompanhar tudo através do link (AO VIVO) do debate da Tv Clube. Em tempo real quem acessou o Portal Diário do Sertão teve a imagem e som do evento que reuniu os dois candidatos ao Governo do Estado. A autorização foi dada nesta quinta, pelos organizadores do evento, deste já a direção do DS agradece pela parceria.
DIÁRIO DO SERTÃO com CLICK PB
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário