header top bar

section content

Dois prefeitos cassados devem ter seus mandatos julgados pela Justiça Eleitoral até o final do ano

Os gestores deverão começar a se prender ao julgamento das Ações de Investigação Judicial Eleitoral e das Ações de Impugnação de Mandato Eletivo

Por

08/11/2010 às 18h21

Os prefeitos das cidades sertanejas de Princesa Isabel, Thiago Pereira (PMDB), e Juru, José Orlando Teotônio (PR), que tiveram seus mandatos cassados e governam sob liminar já podem começar a se preocupar.

Segundo informação veiculada no política pb, os gestores deverão começar a se prender ao julgamento das Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) e das Ações de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime).

Princesa Isabel
Em setembro, o Ministério Público Eleitoral (MPE) deu parecer favorável pela cassação do prefeito de Princesa Isabel, Thiago Pereira (PMDB), e da sua vice Tereza Lúcia da Costa Araújo, tanto na Ação de Investigação Judicial Eleitoral, como na Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime).

O procurador eleitoral, Werton Magalhães, também opinou pela realização de novas eleições no município já que o segundo colocado, Zé Nominando (PSDB), não atingiu mais de 50% dos votos válidos nas eleições de 2008. O gestor está comandando o município por força de liminar.

Juru
Já o gestor O prefeito de Juru, José Orlando Teotônio (PR), e a vice-prefeita, Maria do Perpétuo Socorro Almeida, tiveram os seus mandatos cassados, acusados de captação ilícita de votos nas eleições de 2008. O juiz Rúsio Lima de Melo acatou a denúncia do Ministério Público Eleitoral de abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio mediante doação de três mil telhas e material de construção a um casal de eleitores.

A eleição de Juru foi uma das mais disputadas da história da região com uma vitória por só dois votos de José Orlando (2.710) sobre Luiz Galvão (PSB), que obteve 2.708 votos. A posse de Galvão foi marcada na própria sentença, mas ainda coube recurso do prefeito cassado.

Em Campina Grande
O prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), e o vice José Luiz Júnior (PSC) também vão ser julgados em dezembro por suposto abuso de poder político e econômico nas eleições de 2008. O procurador eleitoral Werton Magalhães opinou ainda para que o segundo colocado naquelas eleições, o deputado federal Rômulo Gouveia, assuma a prefeitura da Rainha da Borborema.

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: