Senador é elogiado por colega em discurso sobre analfabetismo e queda da economia paraibana
Wilson Santiago foi cumprimentado por seu colega de Senado, o também paraibano Lindbergh Farias.
Em discurso no plenário do Senado Federal nesta sexta-feira (06), o senador Wilson Santiago, ao se reportar aos índices de analfabetismo ainda vigentes no país, comentou a queda da atividade econômica da Paraíba no período 2002 a 2006. Segundo o senador peemedebista, “até 2002 o estado era a quarta economia do Nordeste, passando, nos dias de hoje, à condição de segundo estado mais pobre da região, perdendo a condição econômica no período de 2002 a 2008”.
Santiago chamou a atenção para a necessidade de especial atenção para a região do semiárido nordestino, que sofre com os altos índices de analfabetismo. “As condições da população do semiárido do Nordeste são péssimas, com mínimas condições de sobrevivência, exatamente por falta de renda e oportunidades, o que faz piorar os índices de analfabetismo”, discursou o parlamentar paraibano. Para Wilson Santiago, “quanto maior é o índice de analfabetismo menor é o índice de desenvolvimento econômico e social”.
Analfabetismo
Na opinião do senador paraibano, é preciso “deixar de falar e realmente arregaçar os braços fortalecendo a luta contra o analfabetismo”. E enfatizou: “Precisamos de soluções urgentes e impactantes para mudar esta situação, a fim de que o cidadão possa viver dignamente, e exercer plenamente sua cidadania”. Para Wilson Santiago, a luta contra o analfabetismo envolve a melhoria das condições salariais dos professores, “apesar do piso salarial já estabelecido nacionalmente, mas, que ainda não atende as necessidades da categoria”.
Elogios
Ao final do seu discurso, o senador Wilson Santiago foi cumprimentado por seu colega de Senado, o também paraibano Lindbergh Farias, do PT, um dos três representantes do Estado do Rio de Janeiro. De forma contundente, Farias elogiou a preocupação de Santiago com o problema educacional e exaltou o comportamento do paraibano no Senado Federal, com relação aos temas apresentados no plenário da Casa.
Da secom
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário