header top bar

section content

Vital participa de audiência no Sertão para discutir questão da água e anuncia liberação de recursos

Em seu discurso, Vital falou da importância da Paraíba está preparada para receber as águas advindas do rio São Francisco.

Por

18/10/2013 às 06h50

Presidente da Comissão que acompanha as obras de transposição do Rio São Francisco, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), participou na noite desta quinta-feira (17) de uma audiência pública na cidade de Pombal com objetivo de discutir a questão hídrica na região.

Na audiência, organizada pela Agencia Nacional de Águas (ANA), Vital falou de sua luta e a do deputado Hugo Mota (PMDB-PB) e da deputada Nilda Gondim (PMDB-PB) no sentido de dotar o Estado de um suporte hídrico capaz de garantir o abastecimento a população mesmo no período de seca. 

Além do senador que representou no ato, a deputada Nilda Gondim, participaram da audiência o deputado federal Hugo Mota, o deputado estadual Janduhy Carneiro, vereadores de Pombal, o presidente  ANA Vicente Andreu entre outras autoridades.

“Estou participando aqui em Pombal de importante reunião com membros da Agencia Nacional de Águas-ANA, na companhia do deputado Hugo Mota. A audiência pública é na Câmara Municipal e estamos discutindo a questão hídrica de Pombal e região. Presença também do deputado Janduhy” postou o senador.

Durante o encontro, os participantes debateram sobre reserva hídrica do Sistema Coremas / Mãe D´Água, e o impacto causado na agropecuária e na comunidade por onde o Rio Piranhas transcorre e que abastece diversos municípios do Estado da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

Em seu discurso, Vital falou da importância da Paraíba está preparada para receber as águas advindas do rio São Francisco. O senador parabenizou a ANA pela iniciativa, e disse que o debate em torno do assunto deve ser permanente. Segundo ele, Pombal precisa urgente de medidas para resolver o problema de abastecimento na cidade, o que afeta toda uma cadeira produtiva da região. Ainda segundo Vital o complexo Coremas Mãe D`água tem grande importância para o Sertão, sendo fundamental para impulsionar a economia da região.

Recentemente, o prefeito Antônio Lopes (PSDB) e o vice Lucrenato Júnior (PMDB) estiveram no gabinete do senador Vital do Rêgo em Brasília onde solicitaram apoio para tal problemática que afligem várias cidades do contorno da barragem e tiveram o total apoio do senador paraibano.

Ele também aproveitou a ocasião para  pedir a Vicente a flexibilização na liberação de água para irrigação, uma vez que, através de uma determinação da Agência sua utilização ficou restrita para apenas um dia na semana, comprometendo todas as plantações.

Segundo o senador, a redução da reserva hídrica hoje armazenada no Estado, por conta da longa estiagem, tem deixado a população apreensiva.

Há menos de um mês o senador peemedebista confirmou a total recuperação da barragem do Açude Engenheiro Ávidos, fruto de uma emenda individual no valor de R$ 23 milhões. 

 “É a recuperação total do açude, da barragem que é a marca de Cajazeiras, a barragem de Engenheiro Ávidos", disse Vital, que no senado Federal preside a comissão que fiscaliza as obras da transposição de águas do Rio São Francisco, detalhando de que forma ocorrerá a recuperação. Ele lembrou que encaminhou pedido de revitalização da barragem para o Ministério  da Integração e para o Departamento Nacional de Ordem Contra a Seca (DNOCS)

Vital também apresentou uma emenda destinada para a revitalização e despoluição do Açude Grande, em Cajazeiras, e revitalização das áreas do entorno e outros reservatórios.

Ao lado do deputado Hugo Mota e da deputada Nilda Gondim, Vital do Rêgo tem se empenhado para assegurar a liberação de recursos para a recuperação dos açudes da Paraíba que farão parte do Projeto de integração da bacia do Rio São Francisco na Paraíba. Hugo Motta por exemplo, destinou uma emenda de R$ 400 mil para a construção de um açude na região sertaneja sendo que os recursos já estão empenhados pelo Ministério da Integração.

Da secom

Tags:
Recomendado pelo Google: