header top bar

section content

VÍDEO: ALPB aprova lei que determina exibição de vídeos educativos sobre violência à mulher nos cinemas

Os vídeos devem ser exibidos antes das sessões e abordar direitos das mulheres; divulgar o Disque 180 e alertar sobre as formas de violência contra a mulher

Por Luis Fernando Mifô

11/12/2025 às 16h56 • atualizado em 11/12/2025 às 17h01

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei 1.222/2023, de autoria da deputada Jane Panta (PP), que determina que durante a abertura de sessões de cinema em salas do estado da Paraíba sejam exibidos vídeos educativos, para fins de acesso à informação, conscientização, prevenção e combate à violência contra a mulher.

A projeção dos vídeos deve abordar conteúdos como os direitos das mulheres instituídos por meio de leis federais e do Estado da Paraíba; a divulgação da existência da Central de Atendimento à Mulher, através do telefone Disque 180, além de informar quais são as formas de violência contra a mulher.

“A exibição desses vídeos nos ajudará a fazer com que esses homens entendam que nós, mulheres, não iremos desistir. Nós vamos estar em todos os lugares, em todos os eventos possíveis para mostrá-los que o feminicídio vai ter um fim e que o fim pra esses homens é a cadeia para que eles entendam que ninguém merece morrer pelo simples fato de ser mulher”, declarou a deputada Jane Panta.

O número de feminicídios na Paraíba subiu para 26 entre os meses de janeiro e outubro de 2025, se igualando ao total de casos registrados em todo o ano de 2024. A média é de 2 feminicídios registrados por mês no estado.

De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, foram 3 feminicídios registrados no mês de janeiro, 6 no mês de fevereiro, mais 3 em março, 2 em abril, 3 em maio, 3 em junho, nenhum em julho, 1 em agosto, 3 em setembro e 2 em outubro.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: