header top bar

section content

VÍDEO: Pesquisa Quaest mostra melhora na avaliação de Lula, com alta na aprovação e queda na desaprovação

Segundo a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (20), a aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu de 43% para 46% (+3) e a desaprovação baixou de 53% para 51% (-2) entre julho e agosto

Por Luiz Adriano

20/08/2025 às 18h49 • atualizado em 20/08/2025 às 18h52

Segundo a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (20), a aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu de 43% para 46% (+3) e a desaprovação baixou de 53% para 51% (-2) entre julho e agosto. 3% não souberam ou não quiseram responder, número que na pesquisa passada era 4%.

Conforme o instituto, a pesquisa foi realizada entre 13 e 17 de agosto e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e a confiança é de 95%.

Esta diferença entre aprovação e desaprovação em agosto, é a que mais se aproxima, desde janeiro quando houve um empate técnico. No primeiro mês do ano, 47% aprovavam a gestão de Lula, e 49% desaprovavam.

A maior diferença entra aprovação e desaprovação ocorreu no mês de maio, quando o petista era desaprovado por 57% do eleitorado, contra 40% que o aprovavam.

A Quaest divulgou também dados referentes a classes sociais que na pesquisa passada apontavam empate técnico, e mostrou que Lula voltou a ter melhor aprovação. São eles: pessoas que ganham até 2 salários mínimos, que têm ensino fundamental, católicos, idosos e nordestinos.

Homens – Quanto à classe masculina, o presidente continua tendo rejeição, mas os números também apontam uma baixa na desaprovação.

São Paulo – No estado paulista, o petista também surge com resultados positivos, visto que em julho aparecia com 29% de aprovação, e agora está com 34%. Ele era reprovado por 69% e na pesquisa atual, este dado caiu para 65%.

Os números apontam ainda que o presidente conseguiu resultados satisfatórios em Pernambuco e na Bahia.

No geral, 31% dos eleitores avaliaram a gestão do presidente como positiva, número que na pesquisa de junho era de 28%. Os que acharam negativa, chegou a 39% (antes era 40%); Regular: 27% (antes, 28%). Não sabe/não respondeu: 3% (anteriormente era 4%).

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: