header top bar

section content

VÍDEO: Mesmo com 90 anos, idosa dá exemplo de cidadania e “faz questão” de votar, em Cajazeiras

De princípio, Dona Maria Generosa do Nascimento foi até a Escola Polivalente, mas chegando lá ficou sabendo que seu local de votação havia mudado para o prédio do IFPB. Diante da mudança, ela não desistiu e se dirigiu até sua nova seção

Por Luiz Adriano

06/10/2024 às 13h53 • atualizado em 06/10/2024 às 14h17

Dona Maria Generosa do Nascimento, de 90 anos de idade, moradora da rua Desembargador Boto, no Cristo Rei, em Cajazeiras, demonstrou seu amor pela democracia ao se dirigir à seção eleitoral na manhã deste domingo (6), mesmo com suas limitações andando assegurada em um andador para idoso.

De princípio, a idosa foi até a Escola Polivalente, mas lá, ela ficou sabendo que seu local de votação havia mudado para o prédio do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Diante da mudança, dona Maria Generosa não desistiu e se dirigiu até a sua nova seção para cumprir com sua cidadania.

O profissional da imprensa e parceiro da TV Diário do Sertão, Jocerlano Lúcio, registrou o momento em que a eleitora subia a rampa do Polivalente antes de saber da mudança do local.

Uma senhora que acompanha a idosa, diz no vídeo que ela “faz questão” de votar. A reportagem da TV Diário do Sertão registrou o momento em que dona Maria chegava no IFPB. Veja foto abaixo:

Registro feito pela reportagem da TV Diário do Sertão na rampa do IFPB Cajazeiras

Dona Maria Generosa do Nascimento tem 90 anos e mesmo com suas limitações, saiu de casa para votar – Foto: Jocerlano Lúcio

Voto facultativo

Mais de 155 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar nas Eleições Municipais de 2024. Entretanto, desse total, aproximadamente 20,5 milhões não são obrigados a exercer esse direito. No Brasil, o voto e o alistamento eleitoral são obrigatórios para quem tem 18 anos ou mais e facultativos para os analfabetos, os maiores de 70 anos e as pessoas de 16 e 17 anos. As regras estão previstas na Constituição Federal (artigo 14 e incisos).

Neste ano, a proporção de eleitores com 70 anos ou mais (incluindo os analfabetos) é a maior entre as últimas cinco eleições municipais (2008, 2012, 2016, 2020 e 2024). São 15.208.667 (9,75%) votantes aptos nessa condição.

Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: