header top bar

section content

VÍDEO: Nova secretária de Saúde de Aparecida, primeira-dama diz que está pronta para diálogo e aprendizagem

Valéria Rita de Sousa assumiu o lugar da enfermeira Narjara Araújo, que deixou o cargo para cursar Medicina em Olinda (PE)

Por Luis Fernando Mifô

20/05/2024 às 17h35 • atualizado em 20/05/2024 às 17h37

Já como secretária de Saúde de Aparecida, no Sertão do estado, a primeira-dama Valéria Rita de Sousa prestou sua primeira entrevista à imprensa no programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão, nesta segunda-feira (20). Ela assume o lugar da enfermeira Narjara Araújo, que deixou o cargo para cursar Medicina em Olinda (PE). Valéria conta que esse é um desafio novo porque, embora tenha participado de movimentos sociais, ela nunca foi gestora pública.

“Na verdade, foi muito impactante para mim quando João dialogou comigo na possibilidade de eu ficar à frente dessa pasta porque eu nuna tive pretensão política nenhuma, nem pretensão de administração assim, não por não querer contribuir com a gestão, mas por acreditar que eu posso contribuir sem cargos. Mas o momento que a gente está vivendo em Aparecida é de desenvolvimento, um momento importantísismo. E também, na necessidade que meu marido estava enfrentando, eu aceitei assumir essa pasta”.

Valéria atuou por muitos anos na presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Aparecida; é militante social; possui formação técnica em Enfermagem e Agroindústria. Atualmente está no 7º período do curso de Serviço Social. Ela também é idealizadora de projetos voltados para as mulheres no município, a exemplo do Ateliê Costureiras do Canto e da Padaria Comunitária Mulheres de Fibra.

A primeira-dama Valéria Rita de Sousa e o prefeito João Neto (Foto: divulgação)

“Espero poder doar o melhor de mim, estou pronta para o diálogo, gosto muito de ouvir as pessoas; empatia é uma palavra que eu carrego todos os dias comigo. Conhecimentos técnicos, eu não vou mentir para você e dizer que sou expert nessa área da saúde, que eu não sou. Mas estou aberta a aprender e a poder crescer juntamente com meu município e poder oferecer o melhor de mim para que essa pasta continue sendo conduzida e que o povo seja o maior beneficiado com tudo isso”, disse.

A nova secretária destacou que a gestão do seu marido tem promovido avanços inéditos na saúde, como a garantia de médicos para comunidares rurais, a Casa de Apoio em João Pessoa, implantação de uma unidade do SAMU e in vestimentos para manutenção da Policlínica através de convênios. A intenção de Valéria é fortalecer o atendimento infantil através do trabalho intersetorial entre Educação, Assistência Social e Saúde.

“Meu ponto de vista é que a saúde tem um crescimento. Desde o início da gestão de João até os dias de hoje, a tendência é crescer e a gente sente a população muito satisfeita”, frisou.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: