header top bar

section content

VÍDEO: Após Israel declarar Lula ‘persona non grata’, embaixador brasileiro é chamado de volta ao Brasil

A decisão do presidente acontece poucas horas depois que o ministro das Relações Exteriores de Israel informou que Lula seria 'persona non grata' em Israel até se retratar das declarações dadas durante entrevista coletiva na Etiópia

Por Portal Diário

19/02/2024 às 15h55 • atualizado em 19/02/2024 às 16h00

A pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Ministério das Relações Exteriores deve trazer de volta ao Brasil o embaixador brasileiro em Israel, Frederico Meyer, segundo informou a TV Globo nessa segunda-feira (19).

A decisão do presidente acontece poucas horas depois que o ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, informou ao governo brasileiro que Lula seria ‘persona non grata’ em Israel até se retratar das declarações dadas durante entrevista coletiva na Etiópia, quando Lula comparou as ações de Israel na Faixa de Gaza ao holocausto promovido pela Alemanha nazista.

“Não perdoaremos e não esqueceremos – em meu nome e em nome dos cidadãos de Israel, informei ao Presidente Lula que ele é uma ‘persona non grata’ em Israel até que ele peça desculpas e se se retrate”, escreveu o ministro israelense nas redes sociais.

Ainda em retaliação às declarações de Lula, Israel Katz levou Frederico Meyer para o Museu do Holocausto, em Jerusalém. Para alguns diplomatas brasileiros ouvidos pela GloboNews, a reação de Israel foi “desproporcional”; e a decisão de levar Meyer ao Museu do Holocausto foi uma forma de “humilhar” o embaixador e, consequentemente, o próprio Brasil.

O assessor especial de assuntos internacionais da Presidência, Celso Amorim, considerou um “absurdo” declarar Lula ‘persona non grata’ e disse à CNN que o presidente não vai pedir desculpas por criticar o que ele considera ser um genocídio em Gaza.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: