VÍDEO: Professor Eugênio critica presidente do SINFUMC: “Quer continuar no mandato eternamente”
O confronto ocorreu durante o debate com os candidatos à presidência do Sindicato dos Funcionários Municipais de Cajazeiras (SINFUMC) na TV Diário do Sertão. A candidata Elinete Lourenço rebateu as críticas de seu oponente
O vice-presidente do Sindicato dos Funcionários Municipais de Cajazeiras (SINFUMC), professor Eugênio Alencar, questionou a sua oponente, a candidata e atual presidente, Elinete Lourenço, durante o debate na TV Diário do Sertão, sobre o porquê dela continuar como candidata ao invés de ter cedido a vaga para ele.
Em resposta, Elinete destacou que o Sindicato tem uma instância maior, referindo-se à Central Única dos Trabalhadores (CUT), a federação e confederação. A candidata acrescentou que o tema foi discutido coletivamente e levado para diretoria da instituição, sendo colocado em votação, e segundo ela, só o professor Eugênio Alencar que não havia comparecido.
“Então democraticamente, coletivamente, nós fizemos o debate e todos da nossa chapa atual votaram para que eu continuasse candidata a presidente”, disse.
“Fiquei mais uma vez e estou candidata por este motivo, atendendo uma solicitação dos meus companheiros de chapa e da minha federação, confederação e Central Única dos Trabalhadores”, pontuou.
Elinete Lourenço reforçou o fator democracia, em especial no âmbito sindical. “A democracia tem que ser respeitada em todos os ângulos, em todas as instâncias e principalmente dentro do sindicato”, concluiu.
Na réplica, o professor Eugênio Alencar ressaltou que a candidata teria afirmado que “este seria seu último mandato”. Ele falou que Elinete teria tocado no assunto sobre candidatura no ano passado, e teria levantado a pergunta sobre quem gostaria de concorrer ao cargo, e conforme Eugênio, ele teria sido o único a se pronunciar e colocar o nome à disposição. Ele enfatizou ainda que é um desejo antigo, mas não tinha tido oportunidade.
“Já perto do meio do ano, você indicou que ia continuar candidata, porque assim tinha querido a CUT, assim tinha exigido a CUT neste sentido, e o sindicato é um sindicato livre, a CUT não intervém, não impõe candidatura. Sei que essa não é uma ação da CUT, eu acho que foi uma decisão pessoal de querer continuar no mandato eternamente”, criticou.
Por fim, Elinete assumiu que realmente deseja continuar como presidente e novamente enfatizou o fator coletivo para sua decisão de sair candidata.
“Eu assumo, é uma decisão pessoal, porque eu quero continuar, porque é um trabalho a ser feito mais, mas a CUT não impõe não, foi uma decisão da diretoria […]”, reforçou.
O DEBATE
A TV Diário do Sertão transmitiu, pela primeira vez na história, um debate entre candidatos à presidência do Sindicato dos Funcionários Municipais de Cajazeiras (SINFUMC).
O debate aconteceu na noite desta terça-feira (10) entre a atual presidente Elinete Lourenço e o professor Eugênio Alencar, vice-presidente do sindicato.
Mediado pelo apresentador José Dias Neto, o evento foi dividido em cinco blocos, com apresentação, perguntas entre si com réplica e tréplica e considerações finais.
A professora Elinete Lourenço está no 4º mandato consecutivo como presidente do SINFUMC.
Eleição: quando e onde
A eleição para o triênio 24-26 acontece na próxima sexta-feira (13), na sede do SINFUMC, localizada na Rua Epifânio Sobreira, n. 150, Centro de Cajazeiras, e também nos distritos.
Só podem votar os servidores municipais sindicalizados há, no mínimo, seis meses e que estejam em dia com a contribuição. A votação começa às 08h e se encerra às 17h. A apuração dos votos e o anúncio dos vencedores acontecem logo em seguida.
CONFIRA O DEBATE NA ÍNTEGRA:
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário