header top bar

section content

Equipamentos para a realização do Teste do Pezinho Ampliado na PB já chegaram, diz Jeová Campos

O parlamentar disse que em breve os equipamentos serão instalados. A boa notícia foi divulgada nesta segunda-feira (26). O deputado estadual Jeová Campos é o autor do Projeto de Lei que propôs a implantação do serviço.

Por Portal Diário com Assessoria

26/04/2021 às 19h04 • atualizado em 26/04/2021 às 19h08

Deputado Jeová Campos.

Os equipamentos que viabilizarão a realização do Teste do Pezinho Ampliado nas unidades públicas de saúde da Paraíba, e que vai possibilitar que o filho do pobre paraibano tenha as mesmas condições que os filhos dos ricos de identificar várias doenças de forma precoce ao nascer, já chegaram a sede do Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba-Lacen.

A boa notícia foi divulgada nesta segunda-feira (26) pelo deputado estadual Jeová Campos (PSB), autor do Projeto de Lei que propôs a implantação do serviço. “Estou muito feliz com essa novidade e espero em breve ver a realização dos testes”, disse o parlamentar. A Lei em questão é a Nº 11.566 e foi sancionada em dezembro de 2019.

VEJA TAMBÉM

Equipamentos para teste do pezinho ampliado na PB serão instalados no final de abril, diz Jeová Campos

Jeová lembra que simultâneo à instalação dos equipamentos estão ocorrendo os treinamentos das equipes responsáveis pela instrumentalização dos testes que começam nesta segunda-feira (26). “A Lei foi sancionada há um ano, mas a demora na implantação dos testes se deveu a uma série de fatores que passaram pela aquisição dos kits, do treinamento de pessoal, da logística de realização do exame e dos equipamentos necessários para a realização dos mesmos. Mas estamos muito próximos de tornar tudo isso realidade aqui na Paraíba”, disse o parlamentar, lembrando que a Paraíba será o primeiro estado do Nordeste a dispor desse tipo de testagem na rede pública de saúde.

O deputado aproveitou para agradecer o empenho e compromisso da equipe da Secretaria Estadual de Saúde, nas pessoas do secretário, Dr. Geraldo Medeiros, de Renata e do secretário executivo, Daniel Beltrami que mesmo em meio a toda essa pandemia do Covid conseguiram, em paralelo, implantar esse projeto de grande relevância que é o do Teste do Pezinho Ampliado.

A expectativa com a chegada dos equipamentos e com a realização do treinamento das equipes é que o teste já comece a ser realizado a partir de maio.

Atualmente, o teste do pezinho disponibilizado na rede pública paraibana diagnostica apenas seis doenças e com a ampliação ele poderá identificar até 57 enzimas, onde todas elas, durante a análise laboratorial, poderão decodificar diversas patologias, hoje ainda não identificadas.

“Estou muito feliz e com uma imensa expectativa de poder ver esse teste sendo realizado em nossos bebês. Essa iniciativa mostra o quanto uma política pública pode interferir positivamente na vida do cidadão e vale lembrar que isso tudo começou no parlamento, com a minha proposta”, destacou Jeová.

O teste do pezinho ampliado vai tornar possível o diagnóstico precoce das seguintes patologias: Fenilcetonúria e outras aminoacidopatias, Hipertireoidismo congênito, Hiperplasia Adrenal, Galactosemia, Deficiência de Biotinidase, Toxoplasmose Congênita, Deficiência de G6PD, Fibrose Cística, Anemia Falciforme e outras Hemonoglobinopatias e Leucinos.

No Distrito Federal, que hoje é referência em Teste do Pezinho Ampliado são feitas, em média, 400 novas consultas de primeira vez no Centro de Referência de Doenças Raras da Secretaria de Saúde.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: