header top bar

section content

Entidades municipalistas defendem adiamento das eleições 2020 e unificação em 2022 por causa da pandemia

Gestores paraibanos, divulgaram uma carta, defendendo o adiamento das eleições municipais deste ano, para 2022, para a efetivação da unificação dos mandatos

Por José Dias Neto

26/05/2020 às 10h29

A nível nacional, entidades municipalistas defendem adiamento das eleições

Diante da pandemia do novo coronavírus, a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), as associações microrregionais de municípios, prefeitos e prefeitas paraibanos, divulgaram, nesta terça-feira (26), uma carta, defendendo o adiamento das eleições municipais deste ano, para 2022, para a efetivação da unificação dos mandatos.

VEJA MAIS:

VÍDEO: Futuro presidente do Tribunal Superior Eleitoral vê ‘risco real’ de adiamento das eleições 2020

Renomados especialistas discutem as implicações da pandemia do novo coronavírus nas eleições 2020

No documento, os gestores defendem diversos pontos e entre eles o fato de que há prazos a serem cumpridos, em atendimento à legislação eleitoral, que obrigam o afastamento dos servidores, em especial daqueles que atuam nas áreas da saúde e assistência social, fundamentais nesse momento de crise sanitária e que tenham a expectativa de concorrer.

Os gestores também demonstram preocupação com às pré-convenções partidárias e às convenções partidárias, previstas no calendário eleitoral para se realizarem de 20 de julho a 5 de agosto. De acordo com os gestores, por conta do isolamento social não poderão contar com o debate entre pré-candidatos e convencionais, pois, na esmagadora maioria dos municípios brasileiros, o eleitor em geral não tem como participar de teleconferências, e o voto, que possibilitará a escolha dos candidatos, não poderá contar com a participação dos maiores de 60 anos, sem que estes ponham em risco a sua saúde.

POLÍTICOS DA TERCEIRA IDADE

Também ficariam impossibilitados de concorrer milhares de candidatos com mais de 60 anos. Atualmente no Brasil 1.313 prefeitos em exercício têm mais de 60 anos e, destes, 1.040 têm o direito de concorrer à reeleição. No último pleito, apenas 18% dos atuais prefeitos foram reeleitos, portanto, atualmente, 82% dos prefeitos em exercício têm o direito de concorrer à reeleição. O direito à reeleição é constitucional e a Democracia assegura a todos os cidadãos o direito de votar e de ser votado.

Ainda na carta, as entidades lembram que as campanhas eleitorais nos mais de cinco mil municípios com até cem mil habitantes não se realizam por meio do horário eleitoral gratuito com o uso de empresas de marketing que promovem a figura dos candidatos. No máximo, utilizam as emissoras de rádio e os comitês partidários, os encontros familiares, as reuniões comunitárias, os comícios, as reuniões em praças, nas esquinas, na rua, que agora não podem acontecer.

FISCALIZAÇÃO

Os atuais mandatários, também destacam na carta que outro ponto inviabiliza a realização das eleições em dezembro. De acordo com eles, uma eventual realização das eleições no final deste ano impedirá a prestação e análise das contas dos candidatos, bem como, a diplomação dos eleitos, além do que inviabilizará uma adequada transição de governo. Sem essa, mais tempo levará a nova gestão para tomar pé da real situação do ente público.

O presidente da FAMUP, George Coelho disse que o assunto tem sido debatido exaustivamente.

“Nós estaremos convocando a bancada paraibana para uma reunião no intuito de discutir esta pauta com os parlamentares com o objetivo de unir forças para que essas eleições não ocorram este ano”, frisou o presidente da Famup, George Coelho.

Para Coelho, não existe estrutura mínima para realizar eleição esse ano.

VEJA O DOCUMENTO NA ÍNTEGRA, CLICANDO AQUI!

“Não dá para se pensar em uma disputa eleitoral em meio à crise sanitária que o país vem enfrentando. Acreditamos que não é viável o adiamento nem para dezembro, tendo em vista, que adiar em dois meses não surtirá um efeito positivo para a disputa. Nossa luta agora é para que as eleições sejam unificadas para que ocorra de forma justa, democrática e igualitária”, afirmou.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: