header top bar

section content

Em sessão especial, Câmara de Cajazeiras firma compromisso pra ajudar Associação de Surdos Cajazeirenses

Toda a sessão foi transmitida ao público presente através de Libras, e os parlamentares também interagiram aprendendo algumas expressões

Por Jocivan Pinheiro

27/09/2017 às 12h21 • atualizado em 27/09/2017 às 12h24

Vereadores usam língua de sinais com membros da ASCAJÁ (Foto: Cavalcante Jr.)

A Câmara Municipal de Cajazeiras promoveu uma sessão especial nesta terça-feira (27) com membros da Associação dos Surdos Cajazeirenses (ASCAJÁ) para discutir propostas que melhor viabilizem a vida dos deficientes auditivos na cidade.

Toda a sessão foi transmitida ao público presente através de Libras (Língua Brasileira de Sinais), e os parlamentares também interagiram aprendendo algumas expressões.

A associação pediu apoio do poder legislativo para alcançar algumas conquistas, como a contratação de intérpretes de Libras em agências bancárias, hospitais, escolas, entre outras instituições.

VEJA TAMBÉM: Pregoeiros da prefeitura de Cajazeiras foram à Câmara esclarecer polêmicas sobre a ‘licitação das facas’

A ASCAJÁ também solicitou à Câmara que entre em contato com o governador para propor uma autoescola especial para que os deficientes auditivos possam tirar carteira de habilitação. Nesse sentido, o presidente Marcos Barros (PSB) se prontificou a enviar a proposta às autoridades.

Vereadores aprendem língua de sinais com membros da ASCAJÁ (Foto: Cavalcante Jr.)

Outro apelo feito pela entidade foi para que as secretarias municipais de Educação e Desenvolvimento Humano ajudem a identificar surdos em Cajazeiras que estejam em situação de exclusão social, a fim de que essas pessoas sejam inseridas no ambiente escolar, cultural e de trabalho.

Por fim, a ASCAJÁ pediu ajuda financeira do poder legislativo, através de convênio, para manter as despesas da sede da associação e para realizar um torneio de futebol. A Câmara se prontificou a colaborar, como for possível, em todas as propostas.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: