Bom Jesus aprova Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo
O município se mobilizou para implementar o Plano municipal de Socioeducação, convidando as secretarias municipais
O Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) do município de Bom Jesus foi aprovado em Audiência Pública na última quarta-feira, 20 de Abril. O SINASE foi originalmente instituído pela Resolução nº 119/2006, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), e foi recentemente aprovado pela Lei nº 12.594, de 18 de janeiro de 2012, e que trouxe uma série de inovações no que diz respeito à aplicação e execução de medidas socioeducativas a adolescentes.
O Plano Municipal é o resultado de uma construção coletiva, elaborado pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Assitência Social, de acordo com a proposta do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, e que procurou envolver todas as áreas do governo, com a formulação de diretrizes e compromisso partilhado na promoção de política pública voltada à criança e ao adolescente.
A elaboração do Plano SINASE é uma determinação federal em que os municípios brasileiros tiveram de atender, com a finalidade de criar medidas que venham a garantir os direitos e atender o adolescente em ato infracional, de 12 à 18 anos de idade que necessitam se reintegrar à sociedade.
Neste sentido, o município se mobilizou para implementar o Plano municipal de Socioeducação, convidando as secretarias municipais e as instituições para participar da execução do documento, elaborado pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social de Bom Jesus.
O evento que começou as oito e meia, contou com a participação da Secretária Municipal de Assistência Social Sonia Maria Bezerra da Silva, que representou o senhor prefeito Roberto Bandeira de Melo Barbosa, o secretário municipal de esportes Geovanni representando os demais secretários municipais, a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Diane Sampaio, os cinco conselheiros tutelares do município: Kel Lopes, Rosinha, Aparecida, Ronivon e Jakelline, a equipe do NASF da secretaria municipal de saúde a Psicóloga Philomena Couras, a assistente social Zeneide, e a Coordenadora da Atenção Básica Alice Caroline.
Fernando Gonçalves, Presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o Maestro da Banda de Música Municipal o sargento Solonier, a equipe do CREAS Regional a assistente social Julia Maria e a orientadora social Francileusa
.
O assistente social e articulador municipal do Selo UNICEF Wagner Lima, fez a abertura, e na sequência, fez a apresentação da versão do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, e terminando com a explanação da versão do Plano SINASE que foi aprovada por todos os participantes presentes.
De acordo com o assistente social que a construção do plano foi um processo democrático e estratégico concentrou-se especialmente num tema que tem mobilizado a opinião pública, a mídia e diversos segmentos da sociedade: o que deve ser feito no enfrentamento de situações de violência que envolvam adolescentes enquanto autores de ato infracional ou vítimas de violação dos direitos.
Da Assessoria
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário