VÍDEO: Delegada mostra redução contínua de crimes violentos letais na região de Sousa desde a sua chegada
O trabalho das forças de segurança na 19ª AISP, aliado aos investimentos do Governo do Estado, foi reconhecimeto no Prêmio Paraíba Unida pela Paz (PPUP), uma bonificação financeira paga a policiais civis, militares, bombeiros e agentes penitenciários
A série histórica que contabiliza, a partir de 2022, os índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) na 19ª Área Integrada de Segurança Pública (AISP) da Paraíba mostra que houve redução contínua desse tipo de crime desde que a delegada seccional Alba Tânia Abrantes Casimiro assumiu a 19ª Delegacia Seccional de Polícia Civil, na cidade de Sousa. Os dados foram apresentados pela própria delegada, em entrevista ao programa Olho Vivo, da TV e Rede Diário do Sertão, nesta sexta-feira (30).
A 19ª AISP abrange as cidades de Sousa, Marizópolis, Nazarezinho, São José da Lagoa Tapada, Aparecida, São Francisco, Santa Cruz, Lastro, Vieirópolis, Pombal, São Domingos, São Bentinho e Cajazeirinhas, no Sertão do estado.
Segundo a delegada, em 2022 foram registrados 45 crimes dessa natureza. Em 2023, o número caiu para 33. No ano seguinte, chegou a 27. Em 2025, foram contabilizados 22. A redução entre 2022 até este momento é de mais de 58%.
LEIA TAMBÉM:
Crimes Violentos Letais Intencionais são homicídios dolosos, feminicídios, latrocínios (roubo seguido de morte) e lesões corporais seguidas de morte, classificados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) para padronizar o monitoramento da violência letal no Brasil, indicando crimes fatais com intenção do autor.
Elucidação de crimes
Alba Tânia também mostra que aumentaram os índices de elucidadão de CVLI gradativamente durante a mesma série histórica. Em 2022, 58% das ocorrências foram elucidadas. Em 2023, 85%. Em 2024, 96%. Em 25, até setembro, foram 93%.
O trabalho das forças de segurança na 19ª AISP, aliado aos investimentos do Governo do Estado, foi reconhecimeto no Prêmio Paraíba Unida pela Paz (PPUP), uma bonificação financeira paga pelo Governo da Paraíba a policiais civis, militares, bombeiros e agentes penitenciários que atingem metas de redução de crimes contra a vida e qualificação da segurança.
ENTREVISTA COMPLETA COM A DELEGADA ALBA TÂNIA
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.


Deixe seu comentário