header top bar

section content

VÍDEO: Padre de Bonito de Santa Fé lamenta violação do sacrário, agradece a PM e cobra resposta da Justiça

O pároco também informou que o bispo diocesano, Dom Francisco Gabriel, já está ciente do caso e entrou em contato imediato. “Já estamos tomando as medidas necessárias"

Por Luiz Adriano

08/01/2026 às 16h57 • atualizado em 08/01/2026 às 17h01

O pároco da Paróquia de Santo Antônio, padre Francisco Mendes, se pronunciou nesta quinta-feira (8) sobre a violação do sacrário ocorrida na igreja matriz de Bonito de Santa Fé, no Alto Sertão paraibano. Visivelmente abalado, o sacerdote relatou a surpresa e a dor vividas pela comunidade católica ao tomar conhecimento do crime ainda na madrugada.

“Fomos surpreendidos com a notícia de que a paróquia havia sido arrombada e, ao adentrarmos à igreja, percebemos que o sacrário havia sido levado”, afirmou o padre. Segundo ele, apesar da gravidade do ato, houve um desfecho parcialmente positivo graças à rápida atuação da Polícia Militar, que conseguiu localizar o objeto sagrado em uma praça da cidade.

Padre Francisco fez questão de agradecer publicamente à corporação. “Somos imensamente gratos ao tenente João Pedro, comandante da Polícia Militar no nosso município, e a toda a equipe que se empenhou na recuperação do sacrário”, declarou.

O sacerdote explicou que o sacrário foi encontrado completamente danificado. “Infelizmente, ele foi destruído pelo elemento que o levou. No entanto, a boa notícia é que a âmbula com as partículas não havia sido violada, não havia sido aberta. Assim, conseguimos recuperar a âmbula com as partículas, com o Corpo de Cristo”, ressaltou, aliviado.

Padre Francisco Mendes – Foto: frame de vídeo/divulgação

Preocupação – Apesar disso, o padre demonstrou preocupação com a recorrência de crimes cometidos pelo suspeito. “Esperamos que a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Justiça possam dar uma resposta à sociedade, porque esse elemento, com muita frequência, vem cometendo delitos em nossa comunidade. Isso nos inquieta, entristece a gente e causa insegurança”, pontuou, reforçando o apelo por providências mais efetivas.

Missa – Como resposta pastoral ao ocorrido, padre Francisco anunciou que, na noite desta quinta-feira (8), às 19h, será celebrada a tradicional missa na Paróquia de Santo Antônio, que contará com a bênção do Santíssimo Sacramento. “Nesta Santa Missa, vamos celebrar em desagravo pelo ocorrido e também convidamos a população para um momento de conversa, uma prestação de contas sobre o que estamos tentando fazer, inclusive com a ajuda do nosso bispo diocesano”, explicou.

O pároco também informou que o bispo diocesano, Dom Francisco Gabriel, já está ciente do caso e entrou em contato imediato. “Já estamos tomando as medidas necessárias. Dom Francisco está elaborando um documento que será encaminhado ao juiz de Direito da nossa comarca e à promotora de Justiça, reforçando os nossos apelos”, concluiu.

O caso segue repercutindo fortemente entre os fiéis, que classificam o episódio como um ataque à fé e à tranquilidade da comunidade católica do município.

Sacrário foi violado pelo suspeito – Foto: frame de vídeo/redes sociais

Entenda

Um fato grave e lamentável chocou a comunidade católica de Bonito de Santa Fé, no Alto Sertão paraibano, na noite dessa quarta-feira (07). Um homem furtou e violou o sacrário da Igreja Católica do município, em uma ocorrência tratada como profanação da Sagrada Eucaristia.

De acordo com informações repassadas pelo comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Hugo, o crime ocorreu por volta das 22h20. O investigado, já bastante conhecido pelas forças de segurança e com diversas passagens pela polícia por crimes de furto e roubo — inclusive fazendo uso de tornozeleira eletrônica — invadiu a igreja acreditando que o sacrário fosse um cofre contendo dinheiro. As câmeras de monitoramente registraram toda a ação do criminoso.

Durante a ação criminosa, o homem violou o sacrário, local sagrado onde são guardadas as hóstias consagradas, elemento de extrema importância espiritual para os fiéis católicos. Segundo a PM, no interior do sacrário havia várias hóstias consagradas, o que agravou ainda mais a repercussão do caso junto à comunidade religiosa.

Suspeito com tornozeleira eletrônica furtando o sacrário

Após o crime, a Polícia Militar iniciou diligências ainda durante a noite e conseguiu localizar e prender o suspeito já na madrugada desta quinta-feira (8). Ele foi conduzido à delegacia de Polícia Civil de Cajazeiras, onde foi apresentado à autoridade policial. O padre da paróquia, considerado vítima, também foi encaminhado à delegacia para acompanhar o caso.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: