header top bar

section content

Após operação da PF, juiz solicita presença tropas federais nas eleições de São Bento e Paulista

No despacho, o magistrado aponta que há um "clima de tensão" nos municípios e por isso se faz necessário o reforço da segurança

Por Luis Fernando Mifô

28/09/2024 às 16h00 • atualizado em 28/09/2024 às 16h01

Operação deflagrada pela Polícia Federal em São Bento-PB (Foto: Divulgação/PFPB)

O juiz Rúsio Lima de Melo, da 69ª Zona Eleitoral, solicitou ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) o emprego de tropas federais para São Bento e Paulista, no Sertão do Estado. O pedido acontece um dia após a Polícia Federal deflagrar a Operação Coactum para investigar compra de votos e coerção de eleitores por meio de atos de violência em São Bento.

No despacho, o magistrado aponta que há um “clima de tensão” nos municípios e por isso se faz necessário o reforço da segurança.

“Esse pedido visa a garantir que o processo eleitoral ocorra de forma tranquila e justa, protegendo o direito de cada cidadão exercer seu voto sem interferências de qualquer ordem”, justifica o magistrado.

Na manhã de quinta-feira, a Polícia Federal deflagrou a Operação Coactum para investigar os bastidores da disputa entre dois grupos políticos em São Bento. O Ministério Público e a polícia suspeitam que os investigados estejam envolvidos com atos de violência para coagir eleitores. Vários suspeitos possuem extensa ficha criminal, inclusive por crimes violentos relacionados às eleições.

Nas buscas, duas pessoas foram presas em flagrante por posse de arma de fogo de uso restrito, tendo sido apreendidas várias armas de diversos calibres, entre as quais uma metralhadora .40, pistolas 9mm e revólveres .380. Também foram apreendidos aparelhos celulares e diversos documentos que têm ligação com a investigação.

DIÁIRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: