VÍDEO: Três pessoas são detidas na cidade de São Bento suspeitas de furto de energia elétrica
A informação foi passada ao Diário do Sertão pelo delegado da Polícia Civil, Anderson Fontes. Segundo ele, foram feitas abordagens em quatro residências, sendo os alvos elencados pela própria Energisa
Três pessoas foram detidas nessa quinta-feira (22) na cidade de São Bento, na região de Catolé do Rocha, suspeitas de praticarem furto de energia elétrica.
A informação foi passada ao Diário do Sertão pelo delegado da Polícia Civil, Anderson Fontes. Segundo ele, houve uma operação da referida corporação juntamente com o Instituto de Polícia Científica (IPC) e a presença da empresa fornecedora de energia elétrica.
A finalidade da operação, segundo a Autoridade Policial, foi de coibir o furto de energia elétrica no município de São Bento, e durante as ações, foram feitas abordagens em quatro residências, sendo os alvos elencados pela própria Energisa.
LEIA TAMBÉM:
Anderson Fontes explicou que foram desmantelados os dispositivos utilizados para o furto de energia e três pessoas foram conduzidas para delegacia, onde foram autuadas em flagrante.
As pessoas detidas pagaram fiança e responderão pelo crime de furto, em liberdade.
DADOS
A Energisa Paraíba, em parceria com Polícia Civil, realizou 518 inspeções no Sertão da Paraíba, entre os dias 19 e 22 de agosto, com foco no combate ao furto de energia e ligações clandestinas.
Durante as fiscalizações, as equipes flagraram mais de 90 ligações irregulares e a Polícia executou 3 ordens de prisão pelos furtos de energia. Para essa operação foram envolvidos aproximadamente 50 colaboradores da Energisa e da Polícia Civil. Ao todo a energia recuperada em estabelecimentos comerciais e residenciais, foi de 102.000 KW, o suficiente para atender mais de 200 residências durante 3 meses.
O furto ou fraude de energia é crime previsto em lei e traz prejuízos para a população, impactando o fornecimento de energia para os clientes regulares, além de riscos de choques elétricos, curtos-circuitos e acidentes fatais.
Danillo Lelis, gerente comercial e de combate a perdas da Energisa Paraíba, ressalta que a empresa realiza inspeções diárias para garantir a segurança da comunidade e do sistema elétrico, bem como a qualidade da energia fornecida aos clientes.
“Qualquer intervenção na rede elétrica representa um risco à segurança, pois normalmente é feita por pessoas sem conhecimento técnico, o que pode resultar em choque elétrico, incêndio e até mesmo morte do interventor ou de terceiros. No caso específico desses estabelecimentos comerciais, o perigo se estendia aos frequentadores e à população ao redor, além de sobrecarregar os clientes que pagam suas contas em dia”, enfatiza.
Furto de energia em 2024
Só neste ano, na Paraíba, 45 pessoas foram presas e as equipes realizaram mais de 60 mil inspeções, nas quais identificadas irregularidades e recuperados cerca de 18,32 GWh de energia. Essa energia, suficiente para abastecer aproximadamente 10 mil residências durante um ano, foi desviada irregularmente por meio de ligações clandestinas e adulteração em medidores, onerando diretamente o bolso de todos os clientes que pagam a conta em dia.
Como denunciar
A Energisa fiscaliza com frequência a rede elétrica para constatar irregularidades, mas as denúncias também são fundamentais para combater os atos criminosos. Ligações clandestinas e fraudes nos medidores podem ser denunciadas de forma anônima pelo telefone 0800 083 0196 ou pelo whatsapp 83 9 9135-5540 e ainda pelo aplicativo Energisa On. A denúncia é anônima.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário