RFB e PF cumprem mandado de busca e apreensão na região de Patos contra esquema de venda irregular de minérios
Ao todo, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão nas residências dos sócios e nas empresas investigadas. As ações ocorrem simultaneamente nos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba
Uma Operação deflagrada na manhã desta quarta-feira (17) pela Receita Federal (RFB) e a Polícia Federal, na cidade de Junco do Seridó, na região de Patos, em Campina Grande e em Parelhas, esta última no Rio Grande do Norte, teve o objetivo de combater a extração e venda irregular de minérios, a sonegação fiscal e a lavagem de dinheiro.
A Operação que foi denominada de Cordyceps, apura os indícios encontrados durante as investigações de extração de minérios sem autorização legal, bem como a aquisição de minérios extraídos irregularmente por pequenos produtores locais, que são então beneficiados e comercializados com empresas nacionais e do exterior.
Segundo a Receita Federal do Brasil (RFB), há indícios de crime contra a ordem tributária, pela contabilização irregular dos minérios adquiridos em pequenas propriedades e sonegação fiscal, e de crime ambiental, pela extração ocorrer em áreas de proteção permanente.
Ao todo, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão nas residências dos sócios e nas empresas investigadas. As ações ocorrem simultaneamente nos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba.
LEIA TAMBÉM:
Três dos mandados foram efetuados em Parelhas, dois em Campina Grande e um na cidade de Junco do Seridó.
A OPERAÇÃO
O nome da operação, CORDYCEPS, refere-se a um fungo que se apodera do controle de alguns insetos e os faz agirem em seu interesse. Do mesmo modo, os investigados se utilizam de pequenos produtores locais para explorar irregularmente minérios, que são então beneficiados e comercializados pelas empresas.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário