Criminoso de alta periculosidade e responsável por vários homicídios é morto em confronto com a polícia, na PB
Conforme o delegado Diego Beltrão, esta é a desarticulação mais importante do ano para o estado da Paraíba, no contexto de segurança pública
A Polícia Civil da Paraíba tirou de circulação mais um chefe do crime organizado no estado. Desta vez, o alvo foi responsável por vários assassinatos ocorridos em janeiro deste ano em João Pessoa, durante guerras entre facções. O criminoso entrou em confronto com policiais da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO) na manhã desta segunda-feira (20) no município de Alcantil, no Cariri paraibano, e acabou sendo atingido e não resistiu aos ferimentos.
Denominada Operação Hades, a investigação contou com a participação da Delegacia de Roubos e Furto de Veículos e Cargas da capital (DRFVC) e a Polícia Civil de Pernambuco. Eduardo Ferreira dos Santos, conhecido como “Dudu da Morte”, costumava viajar para o Rio de Janeiro, onde participava de uma espécie de “treinamento do crime organizado”. No seu último retorno à Paraíba, ele assumiu o posto de representante – em território paraibano – da facção criminosa que predomina no RJ.
“A partir daí, ele passou a ser ‘linha de frente’ na guerra entre facções em João Pessoa, no início deste ano, cometendo vários homicídios na capital do estado. A logística dele era cometer os crimes em João Pessoa e se refugiar em uma propriedade na zona rural de Alcantil. Podemos dizer, sem sombra de dúvidas, que até o momento esta é a desarticulação mais importante do ano para a Paraíba, no contexto de segurança pública”, disse o delegado Diego Beltrão.
PRESÍDIOS FEDERAIS
‘Dudu da Morte’ tinha extensa ficha criminal e era muito conhecido das polícias e da justiça. Em 2012, ele foi transferido para o presídio federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, e dois anos mais tarde passou a cumprir pena no presídio federal de Campo Grande (MS), devido ao seu grau de periculosidade.
LEIA TAMBÉM:
Conforme identificamos nos levantamentos, ele estava implantando uma ‘nova dinâmica’ do crime na Paraíba, com essas idas e vindas do Rio de Janeiro. Foi, de fato, uma desarticulação muito importante para o nosso estado”, endossou o delegado Carlos Othon, da DRFVC.
ORIGEM DAS ARMAS
Durante a ação, os policiais apreenderam um fuzil calibre 762 e uma pistola calibre 9 mm. O delegado Aldrovili Grisi informou que a Polícia Civil ainda está investigando a origem dessas armas, mas a tendência é de que elas tenham sido trazidas do Rio de Janeiro.
“Ainda é cedo para afirmar, mas tudo aponta para isso. Inclusive, a pistola será periciada para revelar seu possível uso nos assassinatos de janeiro deste ano em João Pessoa”, destacou Grisi.
‘Reino dos Mortos’
Na mitologia grega, Hades é o deus do subterrâneo, do submundo dos mortos, lugar onde só impera a tristeza.
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário