header top bar

section content

Jiboia de 2 metros de comprimento assusta moradores e é resgatada pelo Corpo de Bombeiros no Cariri cearense

De acordo com os bombeiros, a serpente estava em cima de um pé de seriguela nas proximidades de um bar, quando foi vista pelos moradores

Por Ceará1 com informações do CBMCE

27/02/2023 às 18h59

Foto: divulgação/Corpo de Bombeiros Militar do Ceará

Moradores do sítio Pedra Branca, na zona rural do município de Santana do Cariri, no Cariri cearense, tomaram um susto no início da tarde deste domingo (26) ao se deparar com uma cobra Jiboia de 2 metros de comprimento.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu resgatar o animal e devolvê-lo ao seu habitat natural.

De acordo com os bombeiros, a serpente estava em cima de um pé de seriguela nas proximidades de um bar, quando foi vista pelos moradores.

Ainda conforme a corporação, o animal foi solto em local seguro, próximo à água e longe da civilização, na Floresta Nacional do Araripe-Apodi.

A jiboia-constritora

Primeiramente, a jiboia é uma espécie de serpente não venenosa encontrada em várias regiões do Brasil e outros países da América Latina. Ela é conhecida por ser uma serpente robusta e de hábitos noturnos, que geralmente se alimenta de pequenos mamíferos, aves e répteis.

Ainda assim, a jiboia pode variar em tamanho, podendo chegar a medir mais de 3 metros de comprimento, mas em média, costuma ter cerca de 2 metros. Sua coloração também pode variar bastante, mas geralmente é marrom ou cinza com manchas escuras ou marrons.

Como também, apesar de ser uma serpente grande, a jiboia é geralmente tranquila e pouco agressiva com os humanos, a menos que se sinta ameaçada. Ela pode ser encontrada em diversos habitats, como florestas, cerrados, áreas de caatinga e até mesmo em áreas urbanas.

Em outras palavras, é importante ressaltar que, apesar de não ser venenosa, a jiboia pode morder e causar ferimentos. Portanto, se você encontrar uma jiboia em seu caminho, é recomendável manter a distância e evitar tocá-la. Assim como, quaisquer animal silvestre.

Prevenção

Antes de mais nada, a Lei dos Crimes Ambientais, Lei nº 9.605/1998, protege os animais silvestres. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará alerta para os cuidados que se devem ter ao encontrar um animal silvestre. Primeiro, mantenha sempre distância do animal; não tente capturá-lo para não ferir ou machucá-lo. Em seguida, acione uma equipe do Corpo de Bombeiros para fazer o resgate, ligando o número 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados.

O CBMCE orienta também aos condutores de veículos que quando visualizarem animais em vias de tráfego, sempre reduza a velocidade ou pare o veículo. Assim, poderá evitar acidentes e não machucar o animal, na maioria dos casos, levando-o à morte.

Como também, recomendamos que os poços, valas e cacimbas devem estar cercados, sinalizados e tampados para se evitar situações de acidentes. Os animais são curiosos e não tem noção do perigo.

Ceará1

Recomendado pelo Google: