EXCLUSIVO: Drone apreendido pela Polícia Penal reforça segurança do Presídio Regional de Cajazeiras
O diretor da unidade prisional conversou com a reportagem da TV Diário do Sertão, e relatou que o material que há tempos atrás era utilizado pelo crime organizado, agora está sendo usado contra os criminosos
A segurança da Penitenciária Padrão Regional de Cajazeiras está reforçada com o uso de um drone para o monitoramento do espaço interno e externo da unidade. O diretor do presídio, Tales Almeida, garantiu que o equipamento passou por testes e perícia e está apto para ser usado em ações de segurança do sistema prisional.
“No ano de 2021 a gente se destacou aqui no estado na apreensão de drones. Ao todo, 10 drones foram apreendidos no estado naquele ano e só aqui em Cajazeiras nós conseguimos apreender quatro drones. Esse material era utilizado para tentar arremessar drogas e celulares para dentro do presídio. Os indivíduos vinham aqui na região próximo ao presídio, faziam o manuseio desse equipamento e tentavam arremessar esse material ilícito por cima dos muros do presídio, mas a nossa equipe atenta através do nosso setor de inteligência, conseguimos interceptar esse material […]. Esse material que há tempos atrás estava sendo utilizado pelo crime organizado para tentar arremessar esses materiais para alimentar o tráfico de drogas, esse material agora está sendo usado contra eles”, ressaltou o diretor.
LOCAIS DE DIFÍCIL ACESSO
LEIA TAMBÉM:
De acordo com dados da direção do presídio, recentemente foi divulgado um balanço com um aumento no número de apreensões na unidade prisional. O drone apreendido no ano de 2021, avaliado em quase R$ 8 mil, conforme Tales Almeida, vai facilitar mais ainda as ações para interceptar qualquer tipo de tentativa de arremesso.
“Essas apreensões e prisões de indivíduos que a gente faz aqui ao redor da penitenciária, muitas vezes a nossa equipe faz a pé ou de moto, porque os locais que eles entram o carro não entra, então isso vai facilitar com certeza o nosso trabalho, o drone tem um grande alcance […]. O presídio aqui fica numa região de mata, na zona rural, onde é difícil o acesso em algumas regiões, com certeza um equipamento muito importante”, disse Tales Almeida.
O drone é utilizado nas áreas externas da penitenciária e deve colaborar, principalmente, a evitar que pessoas de fora enviem produtos e equipamentos não autorizados para dentro da unidade, além de facilitar o trabalho dos policiais penais, já que a penitenciária fica localizada em área rural de Cajazeiras. Os policiais poderão monitorar toda a área de difícil acesso do entorno sem empreender ação mata a dentro.
“As Forças de Segurança, não só aqui em Cajazeiras, mas em toda a Paraíba, estão cada vez mais integradas, então a gente troca informações. Sempre que tem alguma informação de alguma atividade ilícita que pode acontecer no presídio, as inteligências se comunicam e a gente faz esse trabalho efetivo […], a nossa equipe trabalha efetivamente para impedir que esse material entre. Cajazeiras sempre se destacou nessa parte de apreensão de materiais ilícitos, ano passado foram quase 30 quilos de drogas que a gente apreendeu aqui”, relatou o diretor.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário