header top bar

section content

PF cumpre mandado em Cajazeiras em Operação que investiga esquema de recebimentos previdenciários indevidos

Além de Cajazeiras, também foram expedidos mandados de busca pela Justiça Federal da Paraíba nas cidades de Mamanguape, no Litoral Norte e em Guarabira, no Brejo paraibano

Por Diário do Sertão com ASCOM-PF

08/02/2023 às 10h07 • atualizado em 08/02/2023 às 12h12

Foto: divulgação/PF

A Polícia Federal e a Coordenação de Inteligência Previdenciária, com o apoio da Polícia Militar da Paraíba, deflagraram na manhã desta quarta-feira (8) a “Operação Amenti”.

Através de investigações e levantamentos, a DELEPREV/SR/PB – Delegacia de Combate a Crimes Previdenciários chegou a um esquema de recebimento indevido de 84 benefícios de prestação continuada, BPC-LOAS e previdenciários, com uso de documentos falsos por ocasião de requerimentos, concessões e manutenções desses benefícios no Estado.

Foram expedidos quatro mandados de busca pela Justiça Federal da Paraíba para serem cumpridos na cidade de Cajazeiras, no Sertão paraibano; em Mamanguape, no Litoral Norte; e em Guarabira, no Brejo paraibano. A busca policial se deu em imóveis relacionados aos investigados.

As investigações foram iniciadas em 12 de março de 2020 e são voltadas para investigar condutas encontradas no art. 171, § 3º, do Código Penal.

O prejuízo estimado aos cofres da Seguridade Social em razão da fraude gira em torno de R$ 7.379,522,70, enquanto que o prejuízo evitado com a suspensão e cassação dos benefícios indevidos é de cerca de R$ 8.000.000,00.

O nome “Operação Amenti” está relacionado à mitologia egípcia, que caracteriza terra de fantasmas, pessoas inexistentes, referindo-se ao fato de terem sido “criadas” pessoas e documentos para a obtenção de benefícios ilegais.

Foto: divulgação/PF

Foto: divulgação/PF

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: