VÍDEO: Operação do GAECO afasta servidores da Sudema suspeitos de fraudes em licenças ambientais
O órgão se pronunciou e disse que há cerca de um ano, a direção da Sudema vem atuando junto com o MPE e o GAECO nas investigações para que fossem apurados possíveis desvios de conduta por parte dos técnicos investigados
Um operação denominada de “Licença”, do Grupo de Atuação Especial Contra Crime Organizado (GAECO), com auxílio da Polícia Civil e do Grupo de Operações Especiais (GOE) do Ministério Público da Paraíba (MPPB), foi deflagrada na manhã desta terça-feira (20) em João Pessoa e culminou com o afastamento de cinco servidores da Sudema (Superintendência de Administração do Meio Ambiente).
O objetivo da ação foi apurar supostas irregularidades em licenças ambientais no estado. Ao todo, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão.
As investigações apontam que os suspeitos fraudavam licenças ambientais em troca de propinas. Conforme o GAECO, os crimes de corrupção, organização criminosa e crimes ambientais, estão sendo apurados.
LEIA TAMBÉM:
A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) foi criada pelo Governo do Estado da Paraíba em 20/12/1978, por meio da Lei nº 4.033, objetivando o desenvolvimento de uma política de proteção ao meio ambiente. Além de João Pessoa, a Sudema também tem núcleos nas cidades de Patos e Campina Grande.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A SUDEMA emitiu uma nota de esclarecimento na tarde desta terça-feira (20). Confira na íntegra:
A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), tendo em vista a operação deflagrada hoje com o total apoio das forças de segurança do Estado, que investiga irregularidades em emissão de licenças ambientais, vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:
1- Há cerca de um ano, a direção da Sudema vem atuando junto com o MPE e o GAECO nas investigações para que fossem apurados possíveis desvios de conduta por parte dos técnicos investigados;
2- Os cinco técnicos alvo das investigações já foram devidamente afastados das funções que exerciam.
3 – Por fim, destacamos que a Sudema é a maior interessada na apuração de irregularidades, tendo comunicado aos órgãos competentes de investigação após identificar os possíveis atos ilícitos. Trata-se, portanto, de uma operação conjunta, atendendo a tudo o que tem sido demandado pelo MPE e o GAECO, e dando o suporte necessário aos agentes da lei designados para o trabalho de averiguação das denúncias.
João Pessoa, 20 de setembro de 2022
Marcelo Cavalcanti
Superintendente da SUDEMA-PB
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário