header top bar

section content

VÍDEO: Em 11 dias do Censo 2022 na Paraíba, recenseadores são assaltados e um dos casos é no Sertão

Segundo o IBGE, o equipamento roubado dos funcionários é rastreável e não tem valor de mercado: "Vira, praticamente um tijolo”

Por Luiz Adriano

11/08/2022 às 19h03 • atualizado em 11/08/2022 às 19h10

Cerca de sete recenseadores foram assaltados nos 11 primeiros dias do Censo 2022 do Instituto de Geografia e Estatísticas (IBGE), no estado da Paraíba. As ocorrências foram registradas na Polícia Civil e os casos podem ser levados a investigações federais.

De acordo com o coordenador de divulgação do censo, Jorge Alves, as cidades onde ocorreram os delitos foram: João Pessoa, Santa Rita, Campina Grande, Queimadas e Sousa.

Ele disse ainda que os objetos roubados dos funcionários são rastreáveis e não têm valor de mercado. Conforme Jorge, os equipamentos não serão útil aos criminosos, visto que, são exclusivos para os serviços do Censo.

“Não se trata de um tablet ou smarthphone. Se não for para construção do censo, ele não serve pra mais nada. Vira, praticamente um tijolo”, ressaltou.

O IBGE iniciou a coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022 desde o último dia 1º de agosto. A previsão é de realizar entrevistas em quase 90 milhões de endereços, nos 5.568 municípios brasileiros. De acordo com o IBGE, os resultados do levantamento revelam as tendências e os parâmetros sobre nascimentos, mortes e migração, indispensáveis para a elaboração de projeções, estimativas populacionais e políticas públicas específicas.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: