header top bar

section content

VÍDEO: PRF apreende 10 aves da espécie Canário da Terra em condições degradantes, na região de Patos

Segundo a PRF, as aves silvestres, aparentemente seriam utilizadas em rinhas. Após a apreensão, os pássaros foram encaminhados à Polícia Militar Ambiental/PMPB na cidade de Patos-PB

Por Diário do Sertão com Assessoria PRF-PB

23/03/2022 às 08h44 • atualizado em 23/03/2022 às 08h49

Dez Animais silvestres foram apreendidos pela PRF em Junco do Seridó, na região de Patos, na manhã desta terça-feira (22), por volta das 10h, no km 264, da BR 230. Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizava fiscalização de rotina, quando encontrou as aves dentro de um veículo com dois ocupantes.

Durante revista ao automóvel, na parte traseira da caminhonete, os policiais encontraram pássaros da espécie Canário da Terra, cujo nome científico é “Sicalis flaveola”. As aves estavam sendo transportadas de forma irregular, uma vez que os ocupantes do veículo não possuíam nenhuma autorização dos órgãos ambientais.

VEJA TAMBÉM

MPPB instaura inquérito para apurar suposta criação irregular de aves silvestres em São João

Ao todo, foram apreendidos 10 pássaros da espécie Canário da Terra. (Foto: divulgação/PRF-PB).

De acordo com os policiais, pelas características das gaiolas e dos animais, possivelmente, tratam-se de animais que seriam utilizados em prática de rinha, atividade que configura crime ambiental. Os animais estavam sendo transportados em gaiolas pequenas, em local com alta temperatura, sem água, ou condições de higiene, caracterizando condições degradantes.

O condutor do veículo, um homem de 43 anos, apresentou-se como responsável pelos animais, assinou o termo de compromisso e comparecimento em juízo, e responderá por crime ambiental. No veículo também havia um passageiro, homem de 50 anos, que, a princípio, foi citado como testemunha.

As aves foram encaminhadas à Polícia Militar Ambiental/PMPB na cidade de Patos-PB.

Conforme a PRF, os homens que conduziam as aves não possuíam nenhuma autorização dos órgãos ambientais para tal procedimento. (Foto: divulgação/PRF-PB).

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: