header top bar

section content

Fantástico denuncia que o projeto de internet grátis em JP anunciado em 2010, até agora ainda não funciona

O Fantástico apontou indícios de que equipamentos foram comprados por preços acima do usual no mercado.

Por

26/03/2012 às 08h59

Na noite deste domingo (25), o Fantástico mostrou que o projeto Jampa Digital, implantado pela empresa Ideia Digital Sistemas, Consultoria e Comércio Ltda anunciado no ano de 2010 que previa oferecer internet gratuita e sem fio a população de João Pessoa, ainda não está funcionando, dois anos após o  lançamento.

O programa exibiu um vídeo da festa de anúncio do projeto, com presença do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, à éca secretário de Ciência e Tecnologia de João Pessoa.

O Fantástico apontou indícios de que equipamentos foram comprados por preços acima do usual no mercado.

Contato com a empresa
No mês passado, com autorização do prefeito, um produtor do programa fez contato com um representante da Ideia Digital e simulou ser assessor de uma prefeitura interessada em pôr internet de graça na cidade.

Em uma reunião o senhor Paulo Sacerdote se apresentou como representante da empresa e falou em propina ao produtor. "Vocês vão ter que informar pra gente o percentual. Não estou aqui me fechando a nada. Mas, normalmente, o que vem se praticando é 5% a 10%. Assim que a gente receba o recurso, uma parte do valor, a gente programa o que vai passar para vocês", disse.

Em julho de 2009, a Ideia Digital ganhou a concorrência para fornecer 75 itens, entre equipamentos e programas de informática, para a Prefeitura de João Pessoa.

Ministro das Cidades
Aguinaldo Ribeiro é apresentado por um dos presentes como a pessoa responsável pela implantação desse projeto transformador. Ele se elegeu duas vezes deputado estadual, já em 2008 foi secretário de Ciência e Tecnologia do estado da Paraíba.

Um relatório de inteligência financeira aponta movimentações classificadas como atípicas aponta movimentações classificadas como atípicas em contas bancárias de Ribeiro.

Outro lado
Procurado pelo Fantástico, o ministro não quis gravar entrevista. A assessoria dele divulgou 2 ofícios endereçados ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas da Paraíba. Nos ofícios, Aguinaldo Ribeiro diz que, quando assumiu a secretaria de Ciência e Tecnologia de João Pessoa, a licitação e a contratação do Jampa Digital já tinham sido concluídas e que nunca liberou recursos para o projeto. Ele afirma ainda que há mais de 20 anos exerce atividade empresarial e que sua movimentação financeira é compatível com o patrimônio declarado à Receita.

DIÁRIO DO SERTÃO com G1 Paraíba
 

Tags:
Recomendado pelo Google: