header top bar

section content

VÍDEO: Anna Carla Lopes toma posse no TJPB, que agora passa a contar com cinco mulheres em sua composição

Anna Carla é a primeira mulher a chegar ao cargo de desembargadora pelo Quinto Constitucional, oriunda da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Paraíba (OAB-PB)

Por Portal Diário com Ascom TJPB

13/11/2024 às 18h27 • atualizado em 13/11/2024 às 18h29

O Tribunal de Justiça da Paraíba passa a contar com cinco mulheres em sua composição, com a posse da desembargadora Anna Carla Lopes Correia Lima de Freitas, ocorrida nesta terça-feira (12). A cerimônia solene, na Sala de Sessões do Pleno da Corte da Justiça paraibana, foi conduzida pelo presidente do TJPB, desembargador João Benedito da Silva.

A sessão contou com a participação de autoridades dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, além de magistrados (as), advogados (as), servidores (as), familiares e amigos da empossada. A posse foi um momento histórico na Corte paraibana, pois Anna Carla Lopes Correia Lima de Freitas é a primeira mulher a chegar ao cargo de desembargadora pelo Quinto Constitucional, no caso da empossada, oriunda da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB-PB).

A magistrada dedicou a posse à sua mãe. “A garra, a luta, o exemplo, a coragem, a fé de Fátima Lopes estão aqui, em mim. Foi a chama dela que iluminou o meu caminho e me fez chegar aqui, para ser luz na vida de quem chora a dor de injustiças. Fátima Lopes me abriu portas, ela soou em meu ouvido a certeza de que jamais haverá justiça sem igualdade”, exaltou a empossada.

Anna Carla Lopes empossada como desembargadora (Foto: Ednaldo Araújo/Ascom TJPB)

Em seu discurso, presidente do TJPB, desembargador João Benedito da Silva, falou sobre a satisfação do Tribunal por receber, nesta data histórica, a desembargadora Anna Carla Lopes representando a classe dos advogados. Ele salientou que a chegada da magistrada representa a renovação natural da instituição e o fortalecimento da presença feminina no Tribunal.

“Temos a certeza de que sua atuação como magistrada será pautada não apenas pela técnica jurídica, mas também pela sensibilidade social e pela compreensão das diferentes realidades que chegam a este Tribunal. Sua perspectiva única contribuirá para decisões que conjuguem o rigor do Direito com a necessária sensibilidade humana”, ressaltou o desembargador-presidente.

Anna Carla Lopes empossada como desembargadora (Foto: Ednaldo Araújo/Ascom TJPB)

Após o discurso emocionado da nova desembargadora, foi exibido um vídeo com momentos em família, homenageando a mãe da magistrada, a defensora pública Fátima Lopes. Pela manhã, magistrados (as), advogados (as), familiares e amigos da desembargadora participaram de uma Missa Solene na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, celebrada pelo Padre José Carlos.

PORTAL DIÁRIO com Ascom TJPB

Recomendado pelo Google: