VÍDEO: Em carta, servidores do Ibama criticam indicação de recém-formado para comandar órgão na Paraíba
O indicado que ainda não assumiu o cargo, seria natural de Pombal, no Sertão paraibano, e foi estagiário de uma consultoria ambiental em 2020
Servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), na Paraíba, divulgaram uma carta aberta direcionada à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, criticando a indicação de um recém-formado para assumir o cargo de superintendente do órgão no estado.
O indicado que ainda não assumiu o cargo, seria natural de Pombal, no Sertão paraibano, e foi estagiário de uma consultoria ambiental em 2020. Já em 2023, ele concluiu uma pós-graduação em geoprocessamento. De acordo com informações dos bastidores, a referida pessoa seria Gustavo da Costa Dantas, engenheiro ambiental formado pela Universidade de Campina Grande em 2021, informação esta divulgada pela Rádio CBN de João Pessoa.
O Diário do Sertão teve acesso à carta que foi divulgada nas redes sociais. O documento que também é endereçado ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, e ao presidente do IBAMA, Agostinho Mendonça, aponta que tal nomeação baseia-se em meios de fazer política, o que contradiz o discurso Ambiental do governo Lula.
LEIA TAMBÉM:
A Associação dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente e no Estado da Paraíba (Asibama/PB), criticou a postura do governo nas redes sociais. Na postagem, é relatado incoerência quanto ao discurso do governos e suas práticas.
“Apesar de discursar de forma contundente contra os incêndios e queimadas que assolam o Brasil, o governo Lula e o Ministério de Marina Silva continuam no velho ‘toma-lá-dá-cá’, sustentando uma agenda ambiental federal precarizada e ‘capenga’, sem incomodar os interesses que dilapidam a natureza”, diz trecho no Instagram.
Conforme apurado pelo Diário do Sertão, o quadro de superintendente do Ibama na Paraíba encontra-se vago, estando ocupado pelo substituto que é servidor do órgão.
O indicado falou com o jornalista Felipe Nunes na manhã desta segunda-feira (23) e disse que enviou o seu currículo para o governo federal após receber uma ligação com um convite para assumir o cargo, porém ele disse não saber o nome do responsável pela indicação. O referido e possivelmente futuro superintendente do Ibama na Paraíba ressaltou que ainda tem expectativa em relação ao cargo, mas não quis gravar entrevista.
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário