header top bar

section content

Quatro cidades do Sertão da PB estão em situação de emergência devido à estiagem, reconhece governo

Entre as 31 cidades listadas no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (06), um município da região de Patos e três do Vale do Piancó aparecem na lista

Por Luiz Adriano

06/07/2022 às 12h21 • atualizado em 06/07/2022 às 12h28

Imagem ilustrativa - Foto: Alan Tiago Alves/G1

O governador João Azevêdo publicou um decreto na edição desta quarta-feira (06) no Diário Oficial do Estado (DOE), onde declara situação de emergência em 31 cidades da Paraíba em decorrência da estiagem, e destas, quatro são do Sertão. Areia de Baraúnas, na região de Patos; Igaracy, Itaporanga e Serra Grande, no Vale do Piancó, estão na lista do decreto.

No documento, que tem validade de seis meses, o governo considera que a escassez de água no estado paraibano, por conta das irregularidades pluviométricas, persiste até a presente data nos municípios afetados pelo fenômeno na estiagem, causando danos à subsistência e à saúde da população.

O decreto ressalta que mediante às circunstâncias, o Governo do Estado está autorizado a abrir crédito extraordinário para fazer face à situação existente e convocar voluntários para reforço das ações de respostas ao desastre natural vivido no estado.

O documento também enfatiza a dispensa de licitações nos contratos de aquisição de bens e serviços necessários às atividades de resposta ao desastre, locação de máquinas e equipamentos, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação do cenário do desastre, desde que possam ser concluídas no prazo estipulado em lei.

Veja quais são as 31 cidades (município do Sertão em negrito):

1 – Alagoa Grande
2 – Alagoa Nova
3 – Alagoinha
4 – Amparo
5 – Areia de Baraúnas
6 – Belém
7 – Boqueirão
8 – Borborema
9 – Caiçara
10 – Cuitegi
11 – Duas Estradas
12 – Guarabira
13 – Igaracy
14 – Itaporanga
15 – Juarez Távora
16 – Lagoa de Dentro
17 – Logradouro
18 – Monteiro
19 – Ouro Velho
20 – Pilões
21 – Pilõezinhos
22 – Pirpirituba
23 – Prata
24 – Riachão do Bacamarte
25 – São José dos Ramos
26 – Serra da Raiz
27 – Serra Grande
28 – Serra Redonda
29 – Sertãozinho
30 – Sobrado
31 – Sumé

Clique aqui e veja o DOE desta quarta-feira (06).

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: