header top bar

section content

Jeová Campos homenageia a 16ª edição do Fest Aruanda com Moção de Aplauso aprovada pelo plenário da ALPB

O Festival está sendo realizado desde o dia 09 de dezembro e vai até o dia 15, de maneira híbrida, em salas da Cinépolis (Manaíra Shopping) e Plataforma AruandaPlay

Por Portal Diário com Assessoria

14/12/2021 às 19h21

Jeová Campos - deputado estadual.

Mais uma vez, João Pessoa se torna palco do reconhecimento e valorização do Audiovisual Brasileiro com a realização da 16º edição do Fest Aruanda, promovido desde 2003 pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). E é por sua realização ao longo do tempo e a sua importância dentro do cenário do cinema brasileiro e da cultura nordestina, que o deputado estadual Jeová Campos apresentou e teve aprovado pela Assembleia Legislativa da Paraíba, nesta terça-feira (14), um requerimento de Moção de Aplauso ao Festival que está sendo realizado desde o dia 09 de dezembro e vai até o dia 15, de maneira híbrida, em salas da Cinépolis (Manaíra Shopping) e Plataforma AruandaPlay.

Com mais de 60 filmes, debates, oficinas e homenagens especiais, Jeová destacou que o Festival merece essa homenagem porque vem prestigiando artistas e produções audiovisuais brasileiras e também porque tem levado cultura de forma gratuita à população. Nesta edição, o festival se expandiu para a internacionalização e contemplou longas brasileiros exibidos primeiro em circuito de festivais da Europa e Estados Unidos. “O Fest Aruanda é um veículo que leva cultura para as pessoas e isso tem sido um papel maravilhoso cumprido pela UFPB durante esse tempo. Importante para o cinema paraibano, nordestino e brasileiro”, disse Jeová.

VEJA TAMBÉM

“Isso é inaceitável e antidemocrático”, diz Jeová ao criticar agressões contra equipes de TV na Bahia

(Arte: divulgação).

O parlamentar ainda parabenizou a qualidade do evento. “Não é nada fácil manter a qualidade de um evento desses que cresceu ao longo de dezesseis edições. Ele começou em 2003 como Mostra dentro da UFPB e chegou em 2005 à Festival. Hoje, as parcerias que o evento possui faz com que ele esteja sempre conectado às novas gerações também”, argumentou o deputado, citando a parceria da Cinépolis com o festival Aruanda que acontece desde o ano de 2015.

“Desde o ano de 2019, o Feste Aruanda utiliza a Sala 9 do Cinépolis, sala esta com maior capacidade de público e mais sofisticação tecnológica para que curtas e longas pudessem ser vistos em sua imensa tela”, comentou, lembrando também que a Cinépolis é a quarta maior operadora de cinemas do mundo e a maior da América Latina, com mais de 2200 salas em oito países.

Diante de tudo, o requerimento de Jeová foi aprovado pela ALPB, que fará a comunicação da homenagem ao Produtor Executivo e jornalista Lúcio Vilar, Coordenador do festival; à Rede CinépolisBrasil, na pessoa do Diretor-Presidente Luiz Gonzaga de Luca; UFPB, às parceiras Cagepa e Energisa e à entidade Bolandeir@rte&Films, produtora do evento.

Programação do Fest e homenageados

A programação pode ser conferida no site do evento festaruanda.com.br. Entre os homenageados desta edição, estão o maestro, compositor e regente José Siqueira, e o cineasta paraibano Ely Marques, ambos in memoriam. Também estão sendo homenageados o diretor e roteirista W. J. Solha, o ator Othon Bastos e a montadora premiada Cristina Amaral. Além dos debates, o Fest Aruanda trouxe ações de formação, como a Oficina Aruanda Cagepa de Roteiro para Animação, com o diretor e roteirista Frederico Pinto, e o II Laboratório Aruanda Energisa Projetos Narrativas Híbridas (Doc, Fic ou ambos), com a diretora e roteirista Susanna Lira. Todas estão sendo on-line. Entre as presenças especiais confirmadas para o Aruanda, estão o ator que estreia como diretor, Luiz Carlos Vasconcelos e o cantor Ney Matogrosso, aguardado para esta quarta-feira (15), na ocasião do lançamento de sua biografia intitulada “Ney Matogrosso, a biografia”, escrita por Júlio Maria.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: