header top bar

section content

Presidenta do Coren-PB fala sobre luta pelo piso salarial: “Não temos políticos para vestir a camisa “

Segundo Renata, a enfermagem vem tentando conquistar várias outras melhorias para o serviço

Por PORTAL DIÁRIO

31/07/2019 às 16h29

A presidenta do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB), Renata Ramalho, em uma recente entrevista ao Portal e TV Diário do Sertão, falou sobre a luta que a categoria vem enfrentando pelo piso salarial.

+ VÍDEO: Presidenta do Coren-PB elenca atendimentos que o enfermeiro pode dispor em sua própria clínica

Segundo Renata, a enfermagem vem tentando conquistar também as 30 horas semanais, repouso, aposentadoria privilegiada e várias outros benefícios e que o número de profissionais é gigantesco:

“Nós somos a maior categoria profissional de saúde do país. Hoje em dia nós temos um número de mais de 2 milhões de profissionais de enfermagem, contando com as três categorias (auxiliares, técnicos e enfermeiros). A exemplo aqui na Paraíba nós temos 4 mil auxiliares, 16 mil técnicos de enfermagem e 12 mil enfermeiros registrados no Conselho, fora aquelas pessoas que se formam e não dão entrada no Conselho”, afirmou ela segundo os dados do Coren.

Para ela, a falta de políticos que apoiem a categoria, dificulta o avanço no piso e outras melhorias:  “Infelizmente nós ainda não temos políticos que queiram vestir a camisa da enfermagem, para poder estar favorecendo essa questão de valorização profissional. Nós não temos um sindicato fortalecido para realmente lutar por esses interesses. Porém, enquanto órgão de fiscalização, a gente também quer garantir que esse profissional tenha condições e qualidade para o trabalho.”

Sobre os concursos realizados onde ofertam apenas um salário minimo para o profissional de enfermagem, ela afirmou: “Solicitamos ao gestor municipal para que aquele valor que foi colocado no edital fosse retificado, porque é um valor baixo que não valoriza a categoria.”

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: