Procon Estadual realiza mutirão online de renegociação
Além de representar um esforço conjunto dos setores público e privado para oferecer melhores oportunidades de renegociação.
A Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PB) e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) realizam, até o dia 30 deste mês, um mutirão online para renegociação de dívidas. A ação faz parte da 3ª Semana Nacional de Educação Financeira. Participam ainda o Banco Central do Brasil, Sebrae, Febraban e Serasa.
O mutirão permitirá ao consumidor e ao Microempreendedor Individual (MEI) solicitar a renegociação de suas dívidas com instituições financeiras sem sair de casa, por meio da plataforma www.consumidor.gov.br.
Para participar, o consumidor ou MEI devem acessar a plataforma www.consumidor.gov.br, até o dia 30 e fazer o registro para receber um login e senha. A partir disso, basta selecionar uma instituição financeira cadastrada e formalizar a solicitação de renegociação de débitos, que acontece desde segunda-feira (16). Após finalizar o registro, o fornecedor tem o prazo de até 10 dias para apresentar uma resposta.
De acordo com a superintendente do Procon-PB, Kessia Liliana, a iniciativa serve também como uma forma de aproximar a Autarquia do consumidor. “Esse Mutirão é uma forma de promover comodidade ao consumidor paraibano, possibilitando uma solução mais ágil, além de educá-lo financeiramente, a fim de evitar que o mesmo contraia novos débitos”, disse.
Além de representar um esforço conjunto dos setores público e privado para oferecer melhores oportunidades de renegociação, a iniciativa objetiva sensibilizar os consumidores e fornecedores sobre a importância da educação financeira. “A grande meta é prevenir o endividamento e promover uma vida financeira saudável”, afirmou Kessia.
Assim, durante o período da ação, os consumidores e MEIs que buscarem a renegociação por meio da plataforma receberão indicações de materiais educativos e cursos de educação financeira. Uma das opções de destaque é o curso Gestão de Finanças Pessoais, ofertado gratuitamente pelo Departamento de Educação Financeira do Banco Central do Brasil.
Canais de atendimento – Ainda na 3ª Semana Nacional de Educação Financeira, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Serasa também vão oferecer um serviço de renegociação de dívidas pela internet às micro e pequenas empresas. Para participar da ação, o empresário deve acessar o Limpa Nome Online Empresas (www.limpanomeempresas.com.br) e efetuar o cadastro. Ao se cadastrar, o empresário terá acesso aos débitos de seu CNPJ e poderá negociá-los diretamente com as empresas participantes, que podem ser visualizadas no menu lateral na mesma página.
Ao escolher e clicar no nome da empresa serão apresentados as pendências e os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, chat) para renegociar. As micro e pequenas empresas que buscarem a renegociação durante o período da ação conjunta também vão receber informações sobre a gestão de finanças e indicação de cursos de educação financeira.
Da secom
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