header top bar

section content

Flamengo e Fluminense colocam tensão à prova na estreia do clássico no Engenhão

Rubro-Negro terá a volta de Willians, enquanto Tricolor deve ter Belletti como titular

Por

19/09/2010 às 06h14

/

Atacante Diogo terá, contra o Fluminense, mais uma chance de marcar seu primeiro gol pelo Flamengo

Nova "casa" de Flamengo e Fluminense até o fim de 2012, o Engenhão será palco neste domingo (19), às 18h30, do primeiro clássico entre as equipes no local. De quebra, o estádio receberá um duelo que promete ser marcado pela tensão que envolve os times no Campeonato Brasileiro.

Mesmo tendo iniciado a rodada na liderança, com 41 pontos, o Tricolor das Laranjeiras já passou por momentos melhores na competição. Tendo conquistado apenas nove dos últimos 24 pontos disputados, viu a boa vantagem que tinha na ponta desmoronar. Agora, o time só ficará à frente do Corinthians, que derrotou o Grêmio Prudente neste sábado (18), se vencer hoje por mais de dois gols de diferença.

Ainda sem poder contar com titulares importantes, como Fred, Emerson e Diguinho, o Fluminense perdeu seu goleiro titular, Fernando Henrique, que fraturou o dedo da mão em um treino neste sábado (18), o último antes do clássico. Em seu lugar, deve entrar o reserva Rafael.

Além dos problemas na escalação, o Fluminense perdeu seus dois últimos jogos, e a torcida descontou no meia Deco, muito vaiado na recente derrota para o Corinthians. O meio-campo Marquinho pediu mais paciência.

– A gente sabe que o torcedor age com o coração, o sentimento. Mas acho errado vaiar durante o jogo. O jogador não vai melhorar com isso. A gente precisa do apoio de todos.

Enquanto isso, o Rubro-Negro aproveita dias de calmaria, depois do triunfo por 2 a 1 diante do Grêmio Prudente na rodada passada. Foi a primeira vitória do técnico Silas no comando da equipe. Porém, o treinador sabe que um resultado negativo no Fla-Flu fará toda a cobrança retornar.

– No futebol é pressão o tempo todo. Na Série C já existe pressão, o Muricy (técnico do Flu) sofre isso, eu sofro. Em cima é para ser campeão e em baixo é pior ainda, para fugir do rebaixamento.

Por sinal, abrir distância da zona do descenso é o objetivo rubro-negro no momento. Com 26 pontos, o Flamengo iniciou a 23ª rodada afastado cinco pontos do 17º colocado, primeiro do "grupo da morte". Silas quer mais um triunfo para, aí sim, adotar outro discurso.

– Por enquanto é um olho lá atrás e outro na frente. Estamos a três pontos do oitavo colocado, mas a cinco da zona do rebaixamento. A tabela nesta última rodada nos favoreceu, mas precisamos melhorar.

Evoluir também é a palavra da moda nas Laranjeiras. Desde que perdeu Emerson, machucado há três rodadas, Muricy Ramalho tem escalado a equipe no 3-6-1, com apenas Washington na frente.

Com esse esquema, o Flu venceu o Ceará e caiu diante de Atlético-GO e Corinthians, perdendo fôlego na liderança. Entretanto, Washington vê como exageradas algumas críticas à equipe pó-de-arroz.

– É lógico que precisamos melhorar, mas não é para achar que está tudo errado. Somos os líderes. Se existe crise aqui com a gente, o quarto colocado tem de se matar?

R7

Tags:
Recomendado pelo Google: